O que é Legaltechs/Lawtechs e quais as vantagens para a área jurídica?

Quem nunca ouviu falar a palavra Lawtech por aí?? Alguns também conhecem como Legaltech!! Nos últimos meses essa palavra tem estado em todas as redes sociais, propagandas, eventos e tem atingindo um espaço gigantesco dentro e fora da internet, com discussões e questionamentos sobre o rumo da advocacia.

Essa tendência vem revolucionando a prestação de serviços jurídicos no mundo, e no Brasil, está dando os primeiros passos, porém, de grande importância e impacto. Em nosso país, encontrou um ambiente propício, que vem proporcionando um crescimento gradativo e surpreendente. Apesar de ainda primárias, essas novas práticas estão trazendo enormes ganhos, com grande eficiência.

Mas o que é exatamente uma Lawtechs/Legaltechs?

Lawtech e Legaltech, de forma simples, é a mistura entre o Direito e a tecnologia. É um mercado estruturado em formato de startup, empresas que iniciam pequenas (empresas emergentes), mas possuem um perfil de evolução e de constante transformação. As ideias que envolvem as startups são basicamente as de que a tecnologia será utilizada para reformular e repensar todo um processo de trabalho já existente utilizando os métodos tradicionais.

Como no modelo existente das fintechs uma combinação de financial (finanças) com technology (tecnologia) que fizeram no setor financeiro e bancário brasileiro, as Lawtechs estão fazendo no mercado jurídico. Atualmente, temos soluções disponíveis como o Nu Bank ou o Banco Inter, que facilitam extremamente o dia a dia de qualquer pessoa, otimizam o tempo, geram eficácia e deixaram para trás aquela rotina de ter que ir a uma agência bancária para falar com o gerente, usar um caixa eletrônico para checar extrato, precisar enfrentar uma fila para depósitos e outros.

E é nessa mesma onda de revolução e mudanças, que as Lawtechs estão transformando o mercado jurídico. Continue nos acompanhando e veja como elas podem influenciar no seu negócio.

Trazendo para a realidade e prática, as Lawtechs (ou Legaltechs) desenvolverão soluções para facilitar o dia a dia dos advogados, conectar pessoas ao direito, e sem dúvida alguma, melhorar e aperfeiçoar a forma de atuação do Judiciário.

Sabemos que nos dias de hoje, com o mercado que temos, as ferramentas de apoio na gestão de um negócio, são fundamentais para garantir um resultado satisfatório, portanto, os Softwares de gestão para advogados e escritórios de advocacia/departamento jurídicos, com serviços agregados de acompanhamento de processos, serviços que utilizam dados para facilitar acordos judiciais, plataformas que promovem o encontro do cliente com o advogado mais qualificado para seu caso e outras, são soluções existentes e que foram desenvolvidas por Lawtechs brasileiras.

Os números comprovam uma realidade de crescimento dessa nova tendência em nosso país. A Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), já registra mais de 50 startups jurídicas no país e com certeza não vai parar por aí. Mundialmente falando, o número ultrapassa 1.500 startups atuando no mercado jurídico.

Os fatores que contribuem para essa evolução rápida e promissora, aqui no Brasil, são entre eles: o avanço na modernização do setor jurídico (processos e peticionamentos eletrônicos) e a formação de novos advogados a cada ano. O jovem advogado tem uma facilidade e uma capacitação que promove essa aceleração no processo da evolução tecnológica.

Mas e como as Lawtechs e Legaltechs podem facilitar e otimizar o seu dia a dia? Vamos falar de algumas das soluções que elas ofertam ao seu negócio:

Leia também: como tornar sua rotinha jurídica mais produtiva

Sem dúvida, essa é uma tarefa que demanda muito tempo e uma mão de obra grande dos escritórios/departamentos jurídicos. Sendo assim, algumas soluções de automação de documentos foram desenvolvidas e o maior benefício que você tem com essa solução é a economia de tempo e mão de obra, que está diretamente ligado ao custo e à lucratividade do seu negócio.

Gestão de Escritórios/Departamentos Jurídicos

Hoje, com o cenário atual da advocacia, para conseguir atender todo o volume de informações, a gestão de processos, as equipes, os clientes ou outras áreas da empresa, é necessário ter um software de gestão que o auxilie.

As vantagens para quem usa esse tipo de ferramenta são inúmeras e vão desde o aumento da produtividade, até é claro, o aumento do faturamento do escritório/departamento jurídico.

Jurimetria

Em um outro artigo, falamos do poder que a informação tem de gerar valor para o seu negócio. Com a coleta, armazenamento, cruzamento e análise de dados jurídicos, algumas Lawtechs criaram soluções que auxiliam no entendimento de como os casos são julgados, e assim, conseguem medir, inclusive, a porcentagem de êxito de um processo, baseado em jurisprudência, ou até mesmo, o perfil de julgamento de um determinado juiz, etc.

A Jurimetria é considerada a “estatística aplicada do Direito”.

Ela utiliza dados matemáticos e estatísticos, para entender tendências, posicionamentos e repetições que acontecem dentro do Direito. Permite compreender melhor as decisões, mudanças e convenções, a fim de se entender, quais podem ser os caminhos que um juiz adotaria em uma sentença, ou quais desdobramentos um litígio poderia tomar.

Resolução de conflitos online

Algumas Lawtechs focaram o seu desenvolvimento na criação de soluções voltadas à resolução de conflitos. Pode ocorrer muitas vezes, do caminho do processo judicial ser lento e não garantir o direito do cliente. Sendo assim, é possível contar com ferramentas para mediação, arbitragem e negociação de acordos.

Conteúdo Jurídico e Consultoria

Conhecer o mercado jurídico, ter informações sobre sua área de atuação, são práticas essenciais para a evolução positiva do seu negócio. Portanto, uma área de foco das Lawtechs é essa, a de ofertar informação e também consultoria, com serviços que vão desde a segurança da informação até a assessoria tributária.

Acompanhamento de dados públicos

Um dos grandes benefícios da área tecnológica no meio jurídico tem sido a publicação dos dados por meios digitais, e quanto mais isso acontece, mais as empresas de software e as Lawtechs conseguem reunir, organizar e processar essas informações para beneficiar os advogados. Como exemplo, temos as ferramentas de monitoramento e gestão de informações públicas, como andamentos, legislações, publicações e documentos cartorários.

Networking Jurídico

Em um artigo publicado por nós, falamos sobre ações que podem ser feitas em seu escritório ou departamento jurídico para gerar novos negócios e prospectar novos clientes. E você já imaginou o quanto o uso da tecnologia pode auxiliar nesse processo? As Lawtechs, já imaginaram e já desenvolveram ferramentas para isso. Empresas que atuam nessa área criaram redes de conexão entre profissionais da área, para que os advogados aumentem o relacionamento e conquistem novos clientes, e pessoas ou empresas, que precisam de um profissional, também os achem através dela.

Portanto, podemos dizer com toda certeza, que o crescimento e a tecnologia no mundo jurídico estão a todo vapor. Não é mais possível retroceder!!! O importante hoje, é termos consciência do que já temos e do que é possível ainda termos a favor de uma rotina muito mais produtiva e um negócio cada vez mais qualificado e rentável. Aposte nas soluções que as empresas que trabalham 24 horas por dia para tornar o seu dia a dia, advogado, muito mais fácil, estão desenvolvendo.

Se você gostou desse assunto, vale muito a pena conhecer o nosso blog.

Agora é a sua vez de compartilhar uma experiência e opinião conosco! Você tem alguma história para contar aos leitores do nosso blog? Deixe seu comentário aqui, vamos adorar saber! 😉

Muito prazer, somos a Ultimatum! Uma empresa especializada em Desenvolvimento de softwares jurídicos há mais de 20 anos. Prestamos serviços de qualidade para aperfeiçoar a gestão, aumentar a produtividade e rentabilidade dos advogados. Temos três softwares no mercado: o Unique, voltado especificamente para o acompanhamento de publicações dos diários oficiais, o Sinapse, criado para atender as necessidades dos advogados autônomos e  pequenos escritórios; e o Nexus, focado em médios e grandes escritórios/departamentos jurídicos. Continue por dentro de tudo que envolve o Direito, inovação, gestão e novas tecnologias, acessando o nosso Site Oficial. Siga-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe nossos conteúdos para se manter atualizado.

Até a próxima 🙂

Share this post on:
Redatora Especializada em Gestão Jurídica

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Fique por dentro das novidades, lançamentos e muito conteúdo útil para o seu dia a dia.

Siga-nos

Fique por dentro das novidades, lançamentos e muito conteúdo útil para o seu dia a dia.