...

Você conhece o Endomarketing Jurídico?

Muito se fala em aumentar produtividade, adequar a organização ao novo cenário de um mercado competitivo, investir em tecnologia, desenvolver novas estratégias, porém, aliado a todo esse processo, não se pode esquecer ou desmerecer as pessoas que estão envolvidas nele. Tudo é uma engrenagem, que roda bem, se todos estiverem alinhados com o mesmo objetivo.

Em Administração, com foco em Gestão, se fala muito dos 3P´s que são: Pessoas, Processos e Produtos.

Origem: Google

Aqui, vamos falar de um deles: Pessoas.

Como você está desenvolvendo sua equipe? Está valorizando e reconhecendo o seu colaborador?

Nem sempre circula pessoas no mercado já preparadas, capacitadas e prontas para a atividade que vão exercer. Muitas vezes é mais importante reconhecer a capacidade, o interesse, disponibilidade e envolvimento do profissional, que são características que realmente vão diferenciá-lo no aprendizado e atuação do trabalho, do que buscar incessantemente alguém já pronto para o cargo. E o mais importante, esse perfil geralmente se realiza naturalmente e isso significa que são menos propensos a trocar de empresa.

Esse perfil de colaborador é mais rápido em se envolver e se responsabilizar por uma demanda. A capacitação é uma responsabilidade da organização, que muitas vezes não a cumpre da forma correta e compromete o resultado final. Oriente, capacite, prepare o colaborador para que mais tarde você possa de forma justa, cobrar o resultado.

Não estamos falando que no mercado de trabalho, não hajam pessoas com todos esses atributos e ainda totalmente preparados para o cargo, pois existem sim. Mas o que é importante ficar claro, que buscar os “prontos” incansavelmente pode gerar morosidade e prejuízo para a sua empresa. Reconhecer o perfil correto, com características essenciais, pode fazer toda diferença na aquisição desse “bem” para sua empresa.

Powered by Rock Convert

Um bom funcionário é como um trevo de quatro folhas, difícil de encontrar e uma sorte de se ter. Por essa razão, valorizar a equipe tem um efeito muito importante dentro de uma organização. Um colaborador reconhecido irá carregar consigo a cultura do bom desempenho, atingindo resultados além do esperado e ainda dissemina essa cultura entre todas as equipes.

Em gestão sempre ouvimos falar em endomarketing. Mas o que é isso?

O Endomarketing é um marketing interno, é a estratégia de marketing institucional voltada para o público interno da empresa. São diversas ações que compõem o endomarketing, desde a comunicação interna, as políticas de benefícios e incentivos, até os eventos voltados para os colaboradores, sutilezas como a decoração da empresa, etc.

Público interno da empresa, do que se trata? Sim. Uma organização não possui apenas o cliente externo, possui também o cliente interno, que é tão responsável, ou até mais, pelo sucesso da mesma. São eles que atuarão com o cliente externo, desenvolverão os produtos/serviços, criarão e atuarão em todos os processos, garantindo lucratividade para os negócios.

Então, como não desenvolvê-los?

Aqui, daremos algumas dicas que podem ajudar a sua organização neste processo de endomarketing e valorização da equipe de trabalho:

  • Dê feedback
  • Capacite
  • Utilize ferramentas de incentivo
  • Crie novas oportunidades de liderança
  • Crie novos desafios para uma possível promoção
  • Demonstre confiança
  • Ofereça ajuda
  • Garanta um ambiente confortável
  • Tire um tempo para estreitar o relacionamento
  • Seja honesto e transparente
  • Reconheça as mínimas coisas

Lembre-se sempre: valorizar não é apenas aumentar o salário. Muitas vezes o que as pessoas querem é apenas um reconhecimento, um “muito obrigada(o)”, uma oportunidade e cabe ao líder identificar os talentos de sua organização e valorizá-los.

Espero ter agregado com esse artigo. Se gostou, deixe seu like, comente e compartilhe com seus amigos e colegas de profissão!

Até a próxima 😊

Share this post on:
Redatora Especializada em Gestão Jurídica

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletters

[mc4wp_form id="10793"]

Siga-nos

Fique por dentro das novidades, lançamentos e muito conteúdo útil para o seu dia a dia.

Newsletters

[mc4wp_form id="10793"]

Siga-nos

Fique por dentro das novidades, lançamentos e muito conteúdo útil para o seu dia a dia.