...

Visual Law: Saiba o que isso muda na comunicação da área Jurídica

Já falamos em artigos anteriores sobre o Legal Design, agora falaremos sobre o Visual Law.

Mas o que é isso?

Onde isso está inserido dentro do direito e como pode ajudar o advogado?

O Visual Law é uma subárea do Legal Design que utiliza elementos visuais para tornar o Direito mais claro e compreensível. O objetivo em resumo, é transformar a informação jurídica em algo que qualquer pessoa possa entender, por meio de recursos como vídeos, ícones, gráficos, fluxogramas etc. A prática vem adquirindo espaço no mundo jurídico e oferece oportunidades de mercado aos advogados.

Muitos advogados e advogadas não estão satisfeitos com as petições que elaboram e desejam torná-las mais agradáveis e claras aos magistrados e até mesmo aos clientes, como são os casos de contratos por exemplo. Portanto, é aqui que entra a solução do Visual Law: oferecer modelos de documentos editáveis, para que os clientes possam repaginar o visual de suas peças processuais. Para isso o escritório de advocacia poderá ter um designer em sua equipe ou estabelecer parcerias com profissionais de Design. Isso será definido de acordo com o critério e necessidade do escritório.

Powered by Rock Convert

As estatísticas mostram que os elementos visuais são instrumentos de comunicação poderosíssimos, porém, muitos advogados ainda não os utilizam em petições, contratos, optando pela argumentação em texto. Alguns não têm conhecimentos básicos de Design; outros supõem que os recursos tornam os textos mais pesados e as vezes “papagaiados”. Mas a tendência, é que mais advogados passem a usar Visual Law em seus documentos, pois o mercado já está sentindo o efeito e resultado deste trabalho.

Não esqueçam do seguinte: A melhor forma de aprender qualquer coisa é experimentando, testando e fazendo, é claro. Com o desenrolar dessa execução, provavelmente você irá inserir no seu documento o visual law, que em um resumo simplório nada mais é do que a inserção de elementos visuais para tornar o texto jurídico mais compreensível.

Unir o Legal Design com o Visual Law fará com que a interpretação dos documentos seja ainda mais facilitada, afinal, como você já deve ter ouvido por aí, o cérebro humano processa imagens muito mais rápido do que lê.

Continue por dentro de tudo que envolve o Direito, inovação, gestão e novas tecnologias, acessando o nosso Site Oficial. Siga-nos no Facebook, Instagram e Linkedin e acompanhe nossos conteúdos para se manter atualizado.

Se gostou, deixe seu like, sua opinião e compartilhe com seus amigos e colegas de profissão! Até a próxima 😊

Share this post on:
Redatora Especializada em Gestão Jurídica

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Fique por dentro das novidades, lançamentos e muito conteúdo útil para o seu dia a dia.

Siga-nos

Fique por dentro das novidades, lançamentos e muito conteúdo útil para o seu dia a dia.