...

Tecnologia em 2021: como proteger dados confidenciais do seu escritório de advocacia?

Você já parou pra pensar no que você tem em mãos quando assume um caso na advocacia?

A vida do seu cliente está em suas mãos. Dados confidencias, informações de toda uma vida, tudo que ele mais preza pode estar agora no em seu domínio. Isto é sem dúvida o que você como advogado e advogada precisa cuidar e gerir, tanto com sua ética e sigilo, quanto com as tecnologias que te apoiam para realizar isso no seu escritório que conta com o trabalho de vários colaboradores e prestadores de serviços.

E como pode ser feita essa confidencialidade com os dados dos seus clientes? Você utiliza alguma tecnologia onde pode controlar as permissões e acessos aos dados? Usa algum serviço em nuvem para garantir a segurança do armazenamento das informações? Como seu escritório protege os dados de violações externas?

Para responder a esses questionamentos e explicar como você pode fazer a proteção dos dados contra ataques externos, como pode controlar os acessos seguindo critérios de permissão, como pode armazená-los de forma que um episódio de pane não os atinja, fizemos esse artigo com orientações importantes de como ter toda uma estrutura tecnológica nesse processo e missão, que farão do seu negócio um ambiente muito mais confiável, seguro e produtivo.

Tendências em recursos e tecnologia para 2021

“A necessidade faz o sapo pular.” Quem nunca ouviu esse ditado popular? E é a mais pura verdade. A necessidade obriga a inventar, inovar e sem sombra de dúvidas o ano de 2020 foi um ano em que esse processo precisou ser acelerado. A adoção e criação de novos recursos e tecnologias que permitissem atravessar esse momento, com o menor impacto negativo possível foram obrigatórias.

O universo corporativo viu a adoção de redes sociais, acessos remotos, utilização de recursos de telefonia, computação com compartilhamento e controle de dados, além do uso de armazenamento nas nuvens alcançar números sem precedentes. Softwares jurídicos estruturados com todos esses recursos trouxeram grandes benefícios e diferencias competitivos que mantiveram muitos negócios ativos no mercado.

Confira o que virá de novidades e inovações para 2021:

1. Nuvem distribuída

A nuvem distribuída elimina problemas de latência (tempo) e também critérios de controle e privacidade que acontece em certos acessos de dados em uma determinada localização geográfica. Ela possibilita aos clientes se beneficiarem de uma nuvem pública e ao mesmo tempo evitam soluções caras e complexas de nuvem privada.

Essa inovação é um planejamento, uma expectativa que ainda está longe de ser aplicada, mas com certeza é uma tendência para 2021, principalmente porque viabiliza a aplicação de algumas tecnologias como a Rede 5G que aumentará consideravelmente o volume de dados que trafegam pelos sistemas em nuvem.  A Smart cities é que realiza o fornecimento de serviços em nuvem distribuídos e projetados para se integrar à infraestrutura de rede global, como torres de celular, hubs e roteadores e com isso possibilitará a criação de cidades cada dia mais inteligentes.

2. Total Experience

O conceito do TE, é que o usuário, consumidor e empregado estejam todos conectados. Isso será um grande diferencial de mercado e ainda trata de desafios (como os criados vividos em 2020 com a pandemia) de uma forma totalmente inovadora.

3. Operações remotas

Sem sombra de dúvida a maior mudança que ocorreu com a pandemia em 2020 foi a experiência do trabalho home office. O trabalho remoto já era uma tendência, mas após 2020 se tornou uma prática extremamente comum e que permitiu a sobrevivência e permanência de muitos negócios no mercado.

Para isso em 2021 a área tecnológica que ampara tantos escritórios de advocacia deverá oferecer suporte aos usuários de qualquer lugar que esteja. Isso, não se refere somente a colaboradores que estejam trabalhando a distância, mas também ter uma estrutura que proporcione uma experiência digital escalável e contínua.

Neste processo, é claro que terão mudanças na infraestrutura de tecnologia, na gestão, nas regras de segurança e outros fatores que influenciam diretamente no resultado do negócio.

4. Modelo Zero Trust Architecture

Esse modelo surgiu em2010, entretanto, dez anos depois, o mundo corporativo está cada vez mais implementando essa arquitetura de segurança.

É fato que a cada dia com uma evolução exponencial das estratégias de segurança de dados, os ataques evoluem proporcionalmente e se tornam cada mais sofisticados. Neste modelo cada pessoa, dentro ou fora da rede, tem sua identidade verificada a cada tentativa de acesso.

Preocupações com a segurança dos dados aliadas às exigências governamentais de proteção de dados, fazem com que modelos, como o Zero Trust seja uma grande oportunidade pra assegurar a excelência na segurança da informação.

5. A robótica

O ano de 2020 já foi um marco em termos de evolução tecnológica, o avanço tão forte da LGPD, o surgimento de avançadas linguagens e sistemas de computadores, a tão falada inteligência artificial, entretanto acredita-se que 2021 será um marco na história da tecnologia. Acredita-se por exemplo que a evolução da robótica na área de atendimento ao cliente, nos call centers já existentes hoje nos médios e grandes escritório de advocacia, será de grande impacto. Já nos deparamos com essa prática fortemente implementada em 2020 com atendimentos virtuais cada vez mais produtivos, assertivos e satisfatórios.

Estamos evoluindo a um ponto que a IA (inteligência artificial) está cada vez mais forte e em franca evolução. Em 2021, veremos novos aplicativos e soluções para solucionar os problemas existentes, contando com redes neurais revolucionárias.

6. Redes inteligentes

A pandemia da COVID-19 gerou uma inovação reativa e criativa para que as empresas sobrevivessem no mercado. O que as empresas planejavam fazer em anos elas tiveram que realizar em semanas. E apesar de todos os obstáculos os resultados foram reveladores! A experiência tem sido um verdadeiro sucesso.

Essa nova rotina causará uma pressão às empresas para aumentar e evoluir a capacidade das redes, sejam elas em nuvem ou local. Em consequência, haverá mais busca pelas redes inteligentes que ofereçam segurança integrada — como o já citado modelo, Zero Trust.

7. Automação de processos

O foco na automação de processos é sem dúvida uma forte tendência que acontecerá em 2021. Um software jurídico como o Nexus é um sistema utilizado para automatizar processos empresariais. O objetivo maior é diminuir as tarefas repetitivas de baixo custo, liberando a força de trabalho para ações mais estratégicas.

O Nexus proporciona aos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos a redução de custos de pessoal e erros humanos. Os softwares jurídicos são geralmente de baixo custo, simples de usar, fáceis de implementar, gerando um custo x benefício incalculável.

Toda essa revolução tecnológica que já vem acontecendo e em 2021 promete crescer ainda mais, fortalecerão a eficácia operacional e farão com que as empresas redirecionem suas finanças de forma muito mais inteligente e com resultados eficientes. 

Visualizando um futuro ainda incerto, é preciso que os escritórios de advocacia e empresas jurídicas continuem buscando soluções cada vez mais eficientes, que as tornem mais resilientes, ágeis e seguras. Mesmo quando o adeus à COVID-19 ainda é um desejo controverso, a certeza absoluta é de que as vantagens e os benefícios da transformação digital só aumentarão em 2021, trazendo uma perspectiva de maior qualidade e um diferencial para o mercado jurídico.

Gostou do nosso artigo? Continue aprendendo e acesse também 5 princípios fundamentais para o sucesso na advocacia.

Clique aqui para acesso ao nosso: Site OficialFacebook, Instagram e LinkedIn. Até a próxima!!!  😊

Share this post on:
Redatora Especializada em Gestão Jurídica

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Fique por dentro das novidades, lançamentos e muito conteúdo útil para o seu dia a dia.

Siga-nos

Fique por dentro das novidades, lançamentos e muito conteúdo útil para o seu dia a dia.