...

Saiba como aumentar seus lucros mensurando os resultados da sua equipe jurídica

Com certeza você já ouviu falar inúmeras vezes de metas, indicadores e o quanto as organizações os utilizam para acompanhamento e planejamento.

Mas o que são indicadores?

Eles são informações “manipuladas” matematicamente, que auxiliam na tomada de decisão e com maior qualidade do que as informações ou dados “puros”. Exemplo: o Faturamento por Produto/Serviços, é um indicador que mostra quais são os Produtos/Serviços que trazem mais Receita ao negócio e quais trazem menos. Isso auxilia na decisão de quais devem ser mantidos, quais podem ser descontinuados ou qual planejamento pode ser realizado para mudar o cenário atual.

E quais indicadores são importantes para acompanhamento da sua equipe jurídica?

Produtividade:

  1. Quantidade de processos tratados por colaborador
  1. Tempo médio de tratamento por processo
  1. Quantidade de atendimento pessoal realizado ao cliente por processo
  1. Quantidade de audiências realizadas por processo

Custos:

  1. Valor do processo
  1. Custo do colaborador para acompanhamento do processo (valor da hora trabalhada e benefícios pagos)
  1. Custos relacionados a audiências, deslocamento e custas por processo (caso tenha alguma de responsabilidade da organização)

Com o levantamento dos indicadores acima é possível realizar uma avaliação da viabilidade e rentabilidade da sua equipe e do seu negócio.

Powered by Rock Convert

Assim sendo, após os indicadores mensurados:

  • Seu colaborador produz o quanto deveria?
  • Você sabe qual colaborador mais produz e qual menos produz?
  • Quantos processos a mais ele poderia assumir pelo tempo de trabalho disponível?
  • Seu colaborador se paga?
  • Seu departamento jurídico precisa da quantidade de colaboradores que tem hoje?
  • O que os seus colaboradores mais produtivos fazem que pode ser compartilhado para que outros tenham o mesmo desempenho?

Já pensou em visualizar tudo isso de forma clara e fácil? Isso é possível com o uso de tecnologia no seu departamento Jurídico. Inúmeras pequenas e médias organizações ainda utilizam o controle manual e planilhas em Excel para este acompanhamento. Porém, através deles não é possível visualizar e controlar de forma segura o custo x benefício do seu negócio.

As planilhas são alimentadas manualmente em praticamente 100%, com informações colocadas pelo seu próprio colaborador, com fácil manipulação dos dados. Para profissionalizar todo esse processo, temos no mercado hoje, diversos softwares de gestão voltados para a área jurídica, que além de contemplar o acompanhamento dos processos em si, com andamentos processuais, publicações, prazos, possibilita também o acompanhamento do desempenho da equipe.

O Nexus, por exemplo, é um sistema que possui uma estrutura onde, as tarefas realizadas em cada processo com data e hora de início, atualização e fim são registradas, atendimentos feitos ao cliente por processo é documentado, o financeiro do processo é todo controlado com custos e créditos, diversos relatórios de acompanhamento são disponibilizados, proporcionando assim, ter todos os indicadores necessários e em sequência, a análise do seu negócio.

Tendo diariamente esses números, gerenciar se torna bem mais simples, proporcionando a você, mais foco em novos planejamentos, captações de clientes e tomadas de decisões com garantia de resultados lucrativos.

Share this post on:
Redatora Especializada em Gestão Jurídica

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletters

[mc4wp_form id="10793"]

Siga-nos

Fique por dentro das novidades, lançamentos e muito conteúdo útil para o seu dia a dia.

Newsletters

[mc4wp_form id="10793"]

Siga-nos

Fique por dentro das novidades, lançamentos e muito conteúdo útil para o seu dia a dia.