...

O que pode melhorar na gestão de pessoas do seu escritório de advocacia?

Com tantos afazeres e uma rotina bastante pesada é muito comum a gestão de pessoas ocupar um segundo lugar nos escritórios de advocacia. Em geral no meio empresarial essa prática é muito frequente e corriqueira, entretanto, na advocacia ainda pouco propagada.

Tendo uma noção bem concreta da realidade, a maior parte dos grandes escritórios não possuem nem mesmo um RH ou que seja ainda, regras e procedimentos voltados para esse objetivo. É muito comum no universo jurídico os escritórios nascerem com apenas um profissional da área que está iniciando o seu empreendimento, ou ainda de pequenas sociedades, com poucos advogados que vão crescendo sem um planejamento e estratégias adequadas.

Entretanto, sabemos que o mundo corporativo tem exigido cada vez mais preparo, capacitação, qualificação e envolvimento para sairmos na frente com um diferencial competitivo e até mesmo nos mantermos estáveis. Existem inúmeras formas de se fazer isso, é preciso apenas escolher a que mais se encaixa ao seu perfil e realidade do seu negócio.

Continue nos acompanhando nesta leitura e fique por dentro das dicas imperdíveis para auxiliar você a realizar a gestão de pessoas em seu escritório jurídico!

Quando o crescimento de um negócio acontece rapidamente em geral os proprietários não se dão conta, até porquê estão envolvidos em todos os processos e não sobra tempo para perceber o que está acontecendo, passando batido as necessidades que acompanham essa expansão.

A ausência ou uma gestão de pessoas deficiente em um escritório pode levar à perda de produtividade, conflitos internos, má qualidade nos serviços prestados, rotatividade de bons colaboradores e além de comprometer a rentabilidade do negócio pode até levar a prejuízos incalculáveis, com uma repercussão negativa no mercado. Por este motivo, investir na gestão de pessoas é fundamental para alcançar a evolução e a estabilidade.

Garanta o sucesso da sua empresa cuidando dos seus colaboradores. Invista em passos importantes deste processo:

Gestão dos sócios

Um dos primeiros passos a ser dado na gestão de pessoas é a formalização dos deveres e obrigações de cada sócio. E isso pode ser um grande desafio, já que pode refletir diretamente no clima do escritório. Entretanto esse passo, minimizará consideravelmente eventuais conflitos no futuro e cada um saberá exatamente o que deve e o que se espera que seja realizado. Uma sugestão é inclusive utilizar um contrato com regras claras estabelecidas, chamado Acordo de Sócios.

Elabore esse documento com todas as informações referentes à administração financeira, atribuições específicas, divisão de lucros e dividendos, política de investimentos e outros. Quanto mais detalhado e claro menores as chances de problemas futuros.

Capacitação

Investir na capacitação e desenvolvimento dos colaboradores é crucial para garantir o alto desempenho da equipe e o atingimento de metas e superação de expectativas do escritório. O treinamento é um meio de desenvolver habilidades de acordo com a necessidade e função que o colaborador terá no trabalho.

As habilidades que devem ser despertadas e trabalhadas em um colaborador não são somente as específicas da área de atuação, mas também e principalmente, as relativas à inteligência emocional.

Levante os requisitos e demandas do escritório para a capacitação, dessa forma você investirá seu tempo e dinheiro da forma correta, evitando o que é desnecessário.

Plano de Cargos e Salários

Esse é um critério muito pouco utilizado em qualquer segmento do mercado. Na advocacia então o plano de carreira é muito pouco visto em escritórios, inclusive nos grandes. Ele serve como um direcionamento para os colaboradores já que permitirá que os mesmos conheçam suas possibilidades de crescimento e o caminho que deve ser seguido para alcançar uma promoção ou ainda se tornar quem sabe, um sócio do escritório.

Tenha um plano de carreira claro e objetivo, com informações dos cargos, habilidades necessárias para cada um deles, atribuições, remuneração e benefícios. Um plano bem elaborado, que condiz com a realidade do negócio é um grande diferencial para a estruturação da gestão de pessoas, porém, um plano que não seja condizente com a realidade gerará frustração, desmotivação e com certeza incredibilidade. 

Canal aberto com os colaboradores

Por maior que seja o trabalho e mais puxada a rotina diária dos sócios, gestores e diretores, trabalhar próximos aos seus colaboradores ou ao menos estar o máximo possível acessível para se manter informado do que acontece, é uma escolha extremamente assertiva pois assim, em uma conversa simples o colaborador poderá compartilhar problemas importantes e você será capaz de identifica-los na mesma proporção.

Use ainda essa estratégia para ouvir sugestões relacionadas à rotina de trabalho, melhorias na gestão do escritório e além disso, tenha certeza que o colaborador se sentirá totalmente valorizado tendo um canal de acesso direto com os gestores.

Acompanhamento de desempenho

O acompanhamento de desempenho individual é um aspecto muito importante e eficaz de analisar a performance do colaborador. Ele pode ser estabelecido com avaliações periódicas (trimestrais, semestrais, por exemplo), com critérios bem definidos para que novas metas sejam estabelecidas, alguns aspectos sejam trabalhados e melhorados e o mais importante, que o feedback seja realizado para conhecimento de todos os envolvidos.

Feedbacks

É imensurável o resultado de realizar um feedback constante para desenvolvimento do colaborador. O feedback quando bem realizado com intuito de evolução, é uma importante ferramenta para auxiliar na valorização de pontos fortes e oportunidades nos pontos de melhoria para que o profissional atenda as expectativas do escritório. Afinal, é pelo feedback que o colaborador saberá as informações sobre seu desempenho, resultados e comportamentos. Somente assim ele terá a oportunidade de melhorar no que não está bom e evoluir ainda mais no que está satisfatório.

Como relatado até aqui, você já pode ter certeza de que a gestão de pessoas na advocacia pode render excelentes resultados para o seu negócio, que vão da melhoria do ambiente de trabalho até o aumento da produtividade e rentabilidade com excelentes ganhos.

O mercado jurídico é um segmento de grande destaque no mercado de prestação de serviços e tem crescido cada vez mais com grandes inovações no que diz respeito à tecnologia, qualidade de serviços prestados e outros. Portanto, inserir a prática da gestão de pessoas neste universo é algo essencial e atividades como a avaliação de desempenho, clima organizacional, ações de qualidade de vida, endomarketing, planos de cargos e salários com participação nos lucros por desempenho, são algumas regras implantadas nas organizações que cada dia mais se concretiza e profissionaliza.

A Ultimatum é uma empresa desenvolvedora de softwares jurídico que pode auxiliar o seu escritório a evoluir nesse processo, já que oferece inúmeros indicadores de produtividade e desempenho para análises e tomadas de decisões conscientes e assertivas.

Um gerenciamento de pessoas eficaz reflete no desempenho organizacional, proporcionando inúmeros benefícios. O escritório que sabe a importância de uma gestão de pessoas bem feita, saí na frente. Uma equipe motivada, unida e alinhada com as metas e objetivos da empresa, não só traz resultados satisfatórios como fortalece a imagem da empresa no mercado.

Espero que o tema tenha alcançado pontos importantes de reflexão para você advogado e advogada, que estão constantemente no desafio de liderar e motivar pessoas em prol do sucesso do seu negócio.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece e inova no mundo jurídico? Acesse nosso blog e acompanhe os conteúdos publicados!!!

Até a próxima!!!  😊

Share this post on:
Redatora Especializada em Gestão Jurídica

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Fique por dentro das novidades, lançamentos e muito conteúdo útil para o seu dia a dia.

Siga-nos

Fique por dentro das novidades, lançamentos e muito conteúdo útil para o seu dia a dia.