...

Legal Design: Entenda essa Revolução no mundo Jurídico

Você já ouviu falar em Legal Design? Sabe o que é e para que serve?

Onde isso se encaixa no trabalho do advogado?

Imagine um caso extremamente complexo, em que o advogado apresenta dezenas de recursos e nem mesmo o juiz consegue entender o desenrolar do processo quando vai despachar nos autos. Imaginou??

Agora pense em um contrato elaborado, conhecendo as necessidades de quem vai manuseá-lo, por exemplo, de quem vai ler e precisa interpretar as cláusulas que vão gerar obrigações a serem cumprida. Consegue imaginar quantos benefícios isso poderia trazer?

Pois é… Com algumas mudanças feitas nos documentos jurídicos, é possível visualizar o impacto dos benefícios que isso gera em relação à compreensão e receptividade dos mesmos.

As estatísticas mostram que o cérebro humano assimila 6 (seis) vezes mais informações quando o texto está associado a imagens e que cerca de 87% das pessoas são pensadores visuais. Isso significa que o uso de recursos visuais gera uma maior retenção e entendimento dos principais conceitos e ideias. Além de aumentar a clareza, a compreensão e os níveis de interesse, o conteúdo se torna mais eficiente, pois auxilia no processo de tomada de decisões.

Powered by Rock Convert

Isso é o legal Design: uma ligação entre três áreas: Design, Tecnologia e Direito. Um documento elaborado com uma mistura de textos e imagens, gerando maior compreensão. Porém, não se trata apenas da confecção de um “documento bonitinho”, mas de um trabalho focado nas necessidades do usuário, utilizando técnicas de design.

Esse processo permite trazer novos conceitos de interação com os usuários no que diz respeito aos documentos jurídicos do seu escritório/departamento jurídico, como, por exemplo, em contratos, pareceres e petições.

Alguns benefícios são gerados neste processo.  Um deles é a melhora da comunicação com os clientes, gerando assim uma qualidade no relacionamento. Outro, é a tomada de decisões de forma estratégica facilitada, visto, que a abordagem auxilia desde pessoas leigas no assunto até profissionais da área a entenderem melhor o funcionamento da lei e o contexto em que estão inseridos. 

Uma aplicabilidade do processo é: inúmeras vezes o cliente atendido por um advogado não entende sobre Direito, correto? Portanto, qual a necessidade de entregar um material extenso, repleto de termos específicos? Profissionais jurídicos que utilizam o Legal Design apresentam os documentos com infográficos, imagens e outros recursos digitais que facilitarão o entendimento da outra parte.

Em resumo, a ideia dessa abordagem é melhorar produtos e serviços por meio da empatia, gerando engajamento e entregando valor como resultado. Na área jurídica, se aplica muito ao atendimento e à compreensão de problemas de clientes.

Se gostou, deixe sua opinião nos comentários e compartilhe com seus amigos e colegas de profissão! Até a próxima 😊

Share this post on:
Redatora Especializada em Gestão Jurídica

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletters

[mc4wp_form id="10793"]

Siga-nos

Fique por dentro das novidades, lançamentos e muito conteúdo útil para o seu dia a dia.

Newsletters

[mc4wp_form id="10793"]

Siga-nos

Fique por dentro das novidades, lançamentos e muito conteúdo útil para o seu dia a dia.