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Ferramentas importantes usadas na advocacia para atendimento ao cliente

Iniciamos com uma frase do pensador Mário Persona para reflexão:

“Atendimento ao cliente não é uma técnica a ser implantada, mas uma postura a ser cultivada”.

Com um mercado extremamente competitivo, profissionais altamente capacitados, apoiados por uma tecnologia avançada, é necessário ter em seu negócio, um diferencial, que atraia o cliente até você e o mantenha fiel aos seus serviços. E sem dúvida alguma, o atendimento que lhe é prestado, é na maioria das vezes, o que o faz permanecer com o prestador. Um bom atendimento é um fator decisivo no momento da escolha de um determinado produto ou serviço.

Na advocacia isso não é diferente, aliás, a forma como você conduz o cliente durante todo o processo, faz com que você o fidelize e conquiste novos, pois a divulgação e indicação no meio jurídico é uma ferramenta de marketing poderosíssima e provavelmente a mais forte delas, seja por meio da divulgação de seus fiéis clientes ou por percepção do cliente em relação ao primeiro contato/atendimento com seu escritório.

Sabe quem é o melhor vendedor do mundo? O cliente satisfeito, ele vende sua empresa, marca, produto e não cobra comissão.

Roger Stankewski

Atualmente na maioria das organizações estão sendo criadas áreas específicas de conhecimento com foco no cliente. Entender a necessidade, a vontade, conhecer o perfil, tudo isso tem sido implantado e aliado a ferramentas que fazem com que, facilmente você conheça e entenda quem é o seu cliente. Mas captar o cliente é só o começo de tudo. Captar nem sempre é o mais difícil, mantê-lo geralmente é o grande desafio. Por esse motivo, nada substitui um atendimento diferenciado, onde ele seja o centro do negócio.

O sucesso do cliente precisa fazer parte da cultura da empresa. Esse deve ser o pensamento de todos os colaboradores!

“Em um mercado em constante mutação, é importante que os empresários entendam que precisam também mudar a maneira como se relacionam com o mercado. As pessoas mudaram o modo de comprar, mas nem todas mudaram o modo de vender”.

Mário Persona

Ser cortês, saber como falar e tratar o cliente, é algo essencial na conquista e fidelização do mesmo. Entretanto, além disso, é importante ter agilidade, funcionalidade, facilidade e meios pelos quais, a necessidade do cliente seja atendida e solucionada. Algumas ferramentas de apoio existentes, podem contribuir substancialmente para esse processo.

Entretanto, muitos advogados ainda não sabem como implantar e aperfeiçoar essa etapa de contato do cliente com o escritório/departamento jurídico. Por este motivo, falaremos aqui de algumas ferramentas, que podem auxiliar no atendimento de excelência e com isso, aumentar as oportunidades de negócio e consequentemente a rentabilidade.

Ferramentas para atendimento ao cliente na advocacia.

 WhatsApp

A popularidade dessa ferramenta aqui no Brasil se tornou algo surreal. Ela é tão alta, que se tornou um poderoso meio de divulgação de produtos e serviços. O WhatsApp é um dos aplicativos de comunicação mais utilizado mundialmente, principalmente no nosso país.

Portanto, ele pode e já é utilizado por muitas empresas como meio de comunicação com seus clientes e divulgação de serviços. Na advocacia, isso não é diferente. Ele pode ser um grande aliado para que o advogado ou advogada possam compartilhar informações de processo, tirar dúvidas, realizar atendimento e outros serviços. Com ela você pode inclusive manter todo o histórico das conversas, garantindo assim, maior segurança e documentando tudo que foi feito e falado.

Com a difusão em massa desse aplicativo, inclusive no âmbito organizacional, muitos não sabem, mas existe uma solução específica do WhatsApp, para que seja usada nos negócios. É o WhatsApp Business. Uma versão que surgiu para separar o que é pessoal do profissional e organizar esse atendimento de forma eficaz.

O WhatsApp Business, pode ser instalado no celular e utilizado especificamente para atendimento ao cliente na advocacia, por exemplo.

Skype, Hangouts ( google meeting), zoom

A utilização dessas ferramentas tem aumentado consideravelmente, especialmente pelo momento que estamos vivendo, de distanciamento social. Anteriormente já era utilizada por empresas, fornecedores, clientes e colaboradores que se encontravam em locais distintos. Entretanto, agora se tornou muito mais popular para reuniões online.

São ferramentas que permitem realizar vídeo chamadas em grupo ou em duplas. No caso do Skype, você tem a opção de utilizar online ou baixar o Aplicativo. Assim, o uso fica a seu critério.

Com ferramentas como essas, o atendimento ao cliente na advocacia pode ser feito de qualquer lugar, em qualquer momento, pois você consegue acessa-las utilizando um notebook, desktop, celular, ipad, desde que, com acesso à internet.

Zendesk

O zendesk é uma ferramenta que pode auxiliar o atendimento ao cliente, na advocacia. As interações podem ocorrer por e-mail, telefone, redes sociais e/ou chats online.

Nessa ferramenta, o usuário escolhe o tipo de atendimento que seu cliente terá, sendo apenas um tipo, por exemplo, pelo chat online ou por e-mail.

Intercom

O intercom é um aplicativo que permite o atendimento ao cliente diretamente no seu site por meio de um chat online.

Essa ferramenta é completa e pode auxiliar muito na captação de novos clientes, uma vez que, ao entrar no site para conhecer os serviços ofertados, o cliente pode ali mesmo tirar dúvidas e interagir com uma pessoa que faça um atendimento personalizado.

Lembre-se do velho ditado: “Venda é o calor da emoção”.

Além disso, a ferramenta conta com gráficos que te permitem analisar os dados e métricas dos atendimentos realizados.

Existem inúmeras outras ferramentas disponíveis para que um atendimento ao cliente seja feito com excelência. O fundamental é lembrar sempre que, cortesia, agilidade e disponibilidade, farão toda a diferença na fidelização do seu cliente.

Além disso, em vários outros artigos, já falamos da importância de ter uma gestão completa do seu negócio, onde você possa visualizar tudo que é feito pela sua equipe a qualquer tempo e hora. Portanto, não esqueça que aliado ao processo de atendimento ao cliente é muito importante contar com um software jurídico, como o Nexus, que possui a facilidade de um calendário com todas as suas atividades pessoais e da sua equipe, além de enviar as notificações (por celular, ipad, notebook) sobre as tarefas rotineiramente. Isso faz com que, não haja risco de perda de compromissos e promove a otimização do tempo.

Enfim, com planejamento, organização, educação, agilidade e disponibilidade, é possível ofertar ao seu cliente um grande diferencial, um serviço de excelência, que garantirá o sucesso do seu escritório/ departamento jurídico.

Quer continuar tendo informações sobre o mundo jurídico? Acesse nosso blog! Lá você terá vários artigos interessantes que o auxiliarão na gestão do seu escritório/departamento jurídico. 😉

E mais, se você gostou desse artigo, deixe seu like e seus comentários, compartilhando conosco uma experiência no atendimento ao cliente!!! 😉

Muito prazer, somos a Ultimatum! Uma empresa especializada em Desenvolvimento de softwares jurídicos há mais de 20 anos. Prestamos serviços de qualidade para aperfeiçoar a gestão, aumentar a produtividade e rentabilidade dos advogados. Temos três softwares no mercado: o Unique, voltado especificamente para o acompanhamento de publicações dos diários oficiais, o Sinapse, criado para atender as necessidades dos advogados autônomos e  pequenos escritórios; e o Nexus, focado em médios e grandes escritórios/departamentos jurídicos. Continue por dentro de tudo que envolve o Direito, inovação, gestão e novas tecnologias, acessando o nosso Site Oficial. Siga-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe nossos conteúdos para se manter atualizado.

Até a próxima 🙂

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Redatora Especializada em Gestão Jurídica

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