...

Empreendedorismo na área Jurídica

Na era de um mercado extremamente competitivo, da incessante busca por novos negócios, em um cenário de um capitalismo acirrado, uma palavra tem se destacado muito e tem sido considerada uma característica essencial para o sucesso. A nova geração que vem surgindo, inclusive, já terá conhecimento suficiente e preparo para que faça parte da sua rotina, pois as escolas já a possuem como uma disciplina obrigatória: O empreendedorismo.

Mas o que é isso?

Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.

Escuta-se muito: “Você é um empreendedor nato… Você precisa empreender…. Você pode se tornar um empreendedor… Você não tem características de empreendedor… Eu não sou empreendedor.”

É comum pensar que algumas pessoas nascem com uma personalidade de empreendedor e boas ideias, porém, isso está bem longe de ser verdade. Algumas pessoas possuem essas disposições naturalmente, no entanto, o empreendedorismo possui um significado bem mais amplo. É fundamental que você saiba que as características que você precisa ter para se tornar um empreendedor de sucesso, nem sempre já fazem parte da sua personalidade, mas podem ser desenvolvidas. É possível adquirir essas habilidades.

Existe uma diferença entre empreendedorismo e empreendedor. O empreendedorismo se baseia em características como criatividade, solução de problemas, visão estratégica e ser um empreendedor se baseia, em agir, colocar as ideias em prática, batalhar, arriscar.

Então em resumo, desenvolva o empreendedorismo e seja um empreendedor!

Seguem algumas características do empreendedorismo que precisam ser desenvolvidas:

1 – Criatividade: Tenha uma boa imaginação, pense fora da caixa, seja inovador nas soluções dos problemas

2 – Iniciativa: O indivíduo empreendedor não espera alguém pedir pra resolver o problema. Ele toma a iniciativa e resolve, além de buscar formas de prevenção para que este ou outro problema não ocorra.

3 – Pensamento estratégico: planejamento e visão são características essenciais.

4 – Autoconfiança: sem confiança não há perseverança.

Powered by Rock Convert

5 – Otimismo: encarar os erros como aprendizado e oportunidades.

6 – Resiliência: resistir, adaptar-se as mudanças e inovações.

7 – Coragem:  Sair da zona de conforto é algo necessário para empreender. Então a coragem para arriscar é característica fundamental nesse processo.

8 – Protagonismo: a pessoa empreendedora quer mudar o mundo, deixar um legado, se destacar.

Se beneficiar com o empreendedorismo nem sempre exige de você montar seu próprio negócio ou ser você o empreendedor. Hoje, ter colaboradores com essas características fazem toda diferença para sua organização.

Pessoas empreendedoras são extremamente úteis em um ambiente corporativo, pois possuem visão estratégica, trabalham com prevenção de problemas e não somente com a correção deles, são criativas e extremamente eficientes.

O empreendedorismo também gera uma equipe mais motivada, disposta a se dedicar por completo quando seus objetivos estão alinhados com a organização.

Em resumo, o empreendedorismo é um conjunto de características essencial para pessoas que desejam fazer a diferença. Seja no âmbito profissional, pessoal ou social, os empreendedores são os responsáveis pelos avanços e melhorias da nossa sociedade. Avalie o seu perfil empreendedor e também o perfil da equipe que é responsável pelo seu negócio, para que possa buscar neles e em você o desenvolvimento das habilidades necessárias para realizar a ação de empreender.

A dica final que deixamos para você, é que nos acompanhando, você pode conferir outros conteúdos sobre o direito, que farão com que seu conhecimento se torne cada vez mais amplo e potencial.

Entre eles, sugerimos:

E aí, gostou do nosso artigo? Se sim, deixe seu Like e compartilhe com um amigo ou colega de profissão!! 😉

Muito prazer, somos a Ultimatum! Uma empresa especializada em Desenvolvimento de softwares jurídicos há mais de 20 anos. Prestamos serviços de qualidade para aperfeiçoar a gestão, aumentar a produtividade e rentabilidade dos advogados. Temos três softwares no mercado: o Unique, voltado especificamente para o acompanhamento de publicações dos diários oficiais, o Sinapse, criado para atender as necessidades dos advogados autônomos e  pequenos escritórios; e o Nexus, focado em médios e grandes escritórios/departamentos jurídicos. Continue por dentro de tudo que envolve o Direito, inovação, gestão e novas tecnologias, acessando o nosso Site Oficial. Siga-nos no Facebook, Instagran e Linkedin e acompanhe nossos conteúdos para se manter atualizado.

Até a próxima 🙂

Share this post on:
Redatora Especializada em Gestão Jurídica

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletters

[mc4wp_form id="10793"]

Siga-nos

Fique por dentro das novidades, lançamentos e muito conteúdo útil para o seu dia a dia.

Newsletters

[mc4wp_form id="10793"]

Siga-nos

Fique por dentro das novidades, lançamentos e muito conteúdo útil para o seu dia a dia.