Dicas para desenvolver e valorizar sua equipe de trabalho e mudar os resultados

Muito se fala em aumentar produtividade, adequar a organização ao novo cenário de um mercado competitivo, investir em tecnologia, desenvolver novas estratégias, porém, aliado a todo esse processo não se pode esquecer ou desmerecer as pessoas que estão envolvidas nele. Tudo é uma engrenagem que roda bem, se todos estiverem alinhados com o mesmo objetivo.

Em Administração, com foco em Gestão, se fala muito dos 3P´s que são: Pessoas, Processos e Produtos.

 Aqui, vamos falar de um deles: Pessoas.

Como você está desenvolvendo sua equipe? Está valorizando e reconhecendo o seu colaborador?

Nem sempre circula pessoas no mercado já preparadas, capacitadas e prontas para a atividade que vão exercer. Muitas vezes é mais importante reconhecer a capacidade, o interesse, disponibilidade e envolvimento do profissional, que são características que realmente vão diferenciá-lo no aprendizado e atuação do trabalho, do que buscar incessantemente alguém já pronto para o cargo. E o mais importante, esse perfil geralmente se realiza naturalmente e isso significa que são menos propensos a trocar de empresa.

Esse perfil de colaborador é mais rápido em se envolver e se responsabilizar por uma demanda. A capacitação é uma responsabilidade da organização, que muitas vezes não a cumpre da forma correta e compromete o resultado final. Oriente, capacite, prepare o colaborador para que mais tarde você possa de forma justa, cobrar o resultado.

Não estamos falando que no mercado de trabalho não existam pessoas com todos esses atributos e ainda totalmente preparados para o cargo, pois existem sim. Mas o que é importante ficar claro, que buscar os “prontos” incansavelmente pode gerar morosidade e prejuízo para a sua empresa. Reconhecer o perfil correto, com características essenciais, pode fazer toda diferença na aquisição desse “bem” para sua empresa.

Um bom funcionário é como um trevo de quatro folhas, difícil de encontrar e uma sorte de se ter. Por essa razão, valorizar a equipe tem um efeito muito importante dentro de uma organização. Um colaborador reconhecido irá carregar consigo a cultura do bom desempenho atingindo resultados além do esperado, e ainda dissemina essa cultura entre todas as equipes.

Em gestão sempre ouvimos falar em endomarketing. Mas o que é isso?

O Endomarketing é um marketing interno, é a estratégia de marketing institucional voltada para o público interno da empresa. São diversas ações que compõem o endomarketing, desde a comunicação interna, as políticas de benefícios e incentivos, até os eventos voltados para os colaboradores, sutilezas como a decoração da empresa, etc.

Público interno da empresa, do que se trata? Sim. Uma organização não possui apenas o cliente externo, possui também o cliente interno, que é tão responsável ou até mais pelo sucesso da mesma. São eles que atuarão com o cliente externo, desenvolverão os produtos/serviços, criarão e atuarão em todos os processos, garantindo lucratividade para os negócios.

Então, como não os desenvolver?

Aqui, daremos algumas dicas que podem ajudar a sua organização neste processo de endomarketing e valorização da equipe de trabalho:

Dê feedback

Capacite

Utilize ferramentas de incentivo

Crie novas oportunidades de liderança

Crie novos desafios para uma possível promoção

Demonstre confiança

Ofereça ajuda

Garanta um ambiente confortável

Tire um tempo para estreitar o relacionamento

Seja honesto e transparente

Reconheça as mínimas coisas

Lembre-se sempre: valorizar não é apenas aumentar o salário. Muitas vezes o que as pessoas querem é apenas um reconhecimento, uma “muito obrigada(o)”, uma oportunidade, e cabe ao líder identificar os talentos de sua organização e valorizá-los.

Gostou do artigo? Então continue por dentro de todas as informações jurídicas que farão do seu escritório de advocacia um diferencial no mercado, nos acompanhando pelo blog e também pelas nossas redes sociais Facebook, Instagram e LinkedIn!

Até a próxima! 🙂

Share this post on:
Redatora Especializada em Gestão Jurídica

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Fique por dentro das novidades, lançamentos e muito conteúdo útil para o seu dia a dia.

Siga-nos

Fique por dentro das novidades, lançamentos e muito conteúdo útil para o seu dia a dia.