...

Dicas importantes para inovação do seu escritório de advocacia em um mercado competitivo

Atualmente uma pergunta que não quer calar é: como inovar na advocacia com um mercado tão competitivo e aparentemente com uma concorrência tão grande? Esse é um questionamento feito com frequência não só pelos novos advogados, mas também pelos profissionais mais experientes que veem as oportunidades de negócio cada vez mais acirradas.

Inovar hoje não é opcional, é necessário e inovação envolve vários fatores, desde habilidades e capacidades do profissional até as demandas atuais e futuras do mercado jurídico.

Para realizar esse processo de inovação é preciso fazer algo diferente, consequentemente, conhecer o que a concorrência faz e oferta é importante para ter um diferencial competitivo e assim, trilhar a estrada da inovação.

Continue a leitura e veja quais ações podem facilitar a inovação do seu escritório jurídico:

·         Avalie

Com muita cautela, analise o cenário econômico, político e social atual. O cenário mercadológico é de extrema importância para sua atuação e resultado positivo do seu negócio.

Quanto mais analítico e menos parcial ou emocional você for, mais conseguirá enxergar a realidade e o processo social vigente, com isso, conhecerá o mercado em que atua, o perfil do público alvo e quais serviços, formas e ofertas poderão atingi-los viabilizando o melhor resultado para seu escritório.

Avalie com cuidado para onde caminha a advocacia da sua região, quais são as demandas mais existentes e as necessidades mais vigentes. Desse modo, reflita sobre o que falta e o que tem em excesso, documente todas essas informações para posteriormente definir qual o melhor caminho para investir na sua carreira.

Como a advocacia é uma área extremamente voltada para os anseios e conflitos sociais, conhece-los e entende-los torna-se essencial para traçar o planejamento necessário, como por exemplo, o campo de atuação mais rentável. Imagine o momento atual: em meio a uma pandemia, a atuação da advocacia empresarial e trabalhista tem se destacado e crescido consideravelmente. Entretanto, tudo isso é muito dinâmico, a advocacia é uma área que acontece mediante a realidade social. Em épocas de crises imobiliárias, as demandas de rescisão e revisão contratuais com certeza estarão em alta; em tempos de reforma trabalhista, entender como serão os novos conflitos da área e traçar novos campos e nichos de atuação é necessário; em tempos de mudanças de alíquotas em impostos, assegurar o planejamento tributário de pessoas jurídicas e físicas é uma excelente oportunidade. Portanto, as possibilidades são inúmeras e mutáveis de acordo com a realidade da sociedade.

·         Planeje

Após uma análise do nicho de atuação a partir da realidade social existente, é a hora de planejar a forma de atuação. No planejamento estratégico você identificará prioridades, mensurará resultados, além de traçar caminhos para a prospecção de clientes com perfis adequados para sua área de atuação. São vários passos a serem dados com um planejamento bem feito. Entender a necessidade e a partir daí trilhar o caminho a percorrer, com o auxílio de profissionais competentes, gestores, profissionais de marketing, especialistas e tecnologia aliados a esse processo, fará com que você alcance muito mais rápido os resultados desejados sem pular etapas importantes.

“A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar.”

John L. Beckley.

Insisto que planejar garante que o passo-a-passo correto para inovação do seu escritório de advocacia seja realizado. Ferramentas adequadas, profissionais corretos e recursos necessários são fundamentais para o sucesso do seu negócio, pois assim, suas metas estarão concatenadas com os objetivos traçados e de forma coordenada você alcançará os resultados muito mais assertivamente e com uma maior rentabilidade.

Experimente essa experiência!

·         Decida

“Antes de começar, é preciso um plano, e depois de planejar, é preciso execução imediata.”

Sêneca

Não adianta analisar, planejar e não executar. Decidir e tomar a atitude de realizar é fundamental para a inovação e o sucesso do seu escritório jurídico.

Entenda suas reais necessidades e motivações. É muito importante entender o porquê das suas intenções, necessidades e vontades para conseguir trilhar e chegar até o fim deste processo.

Executar um planejamento seja ele qual for, não é algo simples, fácil e rápido. Em geral, o caminho é longo e árduo. É necessário então entender racional e emocionalmente o motivo pelo qual você precisa inovar, escolher caminhos e tomar atitudes. O mundo está rápido demais, a concorrência cada vez mais acirrada, a tecnologia de ponta e as profissões cada vez mais inovadoras, portanto, decidir e agir é necessário. Não podemos mais perder tempo com decisões erradas ou pior que isso, com a falta de decisões.

A tomada de decisão é algo essencial na gestão de qualquer negócio. Inúmeros ofensores contribuem para que ela seja assertiva, sejam eles, conhecimento, estratégias, capacitações, tecnologia e outros. Administre o seu tempo, selecione e priorize as atitudes corretas para alcançar os resultados desejados.

Valorize a produtividade, um item fundamental nessa jornada que o permitirá ganhar tempo e consequentemente dinheiro. Não permita que inúmeras distrações disponíveis o atraia o suficiente para perder o foco da meta traçada. Faça o que for necessário para vencer as dificuldades e os obstáculos que surgirem.

Invista em ferramentas e conhecimento que o capacite a continuar passando por cada etapa do planejamento e assim, supere os imprevistos e as dificuldades na sua carreira. Decida investir em pessoas, conhecimento, tecnologia, marketing jurídico. Faça sua publicidade, utilize os recursos de redes sociais disponíveis, principalmente as  profissionais, como LinkedIn e Instagram; utilize softwares jurídicos de gestão de processos e do escritório para otimizar sua rotina e dar segurança aos seus clientes; decida investir em cursos de especialização, de relacionamentos, de gestão de pessoas e tantos outros que agregarão nas suas habilidades e que colocarão você em níveis diferenciados no mercado jurídico.

·         Mensure

Mensure seus resultados. Acompanhe diariamente o andamento de todo seu planejamento. Tenha acesso aos dados e informações provenientes do que avaliou, planejou e decidiu. Em cada etapa realizada do que foi planejado, valorize os envolvidos, comemore, fortaleça os bons hábitos e as convicções. Motive-se e motive os outros, para que estejam todos cada vez mais envolvidos no atingimento das metas estabelecidas. Crie sua ferramenta de medida, seja ela qual for, de preferência, utilize um sistema de gestão e com a ajuda de um profissional acompanhe diariamente se estão caminhando na direção certa, para o destino que traçaram inicialmente.

Inovar começa necessariamente com o desenvolvimento do conhecimento e um trabalho contínuo de aspectos internos e externos. São lados diferentes de uma mesma moeda com pesos e importâncias equivalentes quando se trata de um diferencial. Desenvolva suas características e conheça em qual cenário irá aplica-las.

Inovação não é algo que se pratica apenas uma vez na vida. O planejamento e a execução precisam ser contínuos. Crie a prática de inovar-se periodicamente e agregue novos valores, práticas positivas e competências que seus colegas de profissão não têm, para que a partir daí você seja um referencial e um diferencial no mercado da advocacia.

Quer ficar por dentro das novidades do mercado jurídico? Não deixe de acessar nosso blog  para acompanhar vários outros conteúdos interessantes que estão disponíveis.

Até a próxima!!!

Acesse ainda nosso site www.ultimatum.com.br, nossas redes sociais, Facebook, Instagram e LinkedIn. Com certeza, todo conteúdo disponibilizado periodicamente fará muita diferença na visão que você possui do mundo jurídico e agregarão valor na gestão do seu escritório de advocacia!
Share this post on:
Redatora Especializada em Gestão Jurídica

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Fique por dentro das novidades, lançamentos e muito conteúdo útil para o seu dia a dia.

Siga-nos

Fique por dentro das novidades, lançamentos e muito conteúdo útil para o seu dia a dia.