...

Controladoria Jurídica: o que é e por que preciso ter uma em meu escritório ou departamento jurídico?

As 13:40, voltando do horário de almoço, na passagem pela recepção, sua secretária diz: “Doutor, o Sr. João ligou três vezes em meio hora e pediu para avisa-lo que já está na Vara de Família para a audiência de hoje as 14:00”. “Audiência hoje? Como assim? “Sim, Doutor, a audiência é às 14h00min e o Senhor havia pedido para o Sr. João que chegasse com 30 minutos de antecedência para passar as orientações. A pasta com a documentação dele já está separada em sua mesa, caso seja necessário leva-la”.

Quem da área jurídica nunca passou por uma experiência igual ou semelhante a essa??

Então, são para esses casos que a controladoria existe. Se exemplos assim, tem ocorrido com frequência em seu escritório ou departamento jurídico, talvez esteja na hora de pensar em uma controladoria jurídica para o seu negócio. Ela possui diversas funções, todas ligadas à gestão jurídica do escritório ou departamento jurídico. Em resumo, pode-se dizer que a Controladoria Jurídica realiza todo o trabalho de suporte à área técnica jurídica e análise de resultados da produção jurídica.

Numa linguagem simples e direta, ela faz o maior volume do trabalho administrativo no lugar do advogado, para que ele concentre seu tempo e energia e esteja disponível para realizar o que interessa, que é o trabalho técnico do jurídico.

Em geral, sem uma controladoria jurídica, a rotina de um escritório ou departamento jurídico, funciona assim: Ao receber uma ligação, o advogado precisa checar a publicação do serviço contratado, cadastrar no sistema, incluir na agenda de prazo para ele ou outro advogado acompanhar, solicitar cópias do processo (quando necessário), elaborar a petição ou corrigir, encaminhar o prazo para protocolo, após o retorno da petição, conferir o protocolo, arquivar a petição (física ou digitalmente, dependendo do arquivo do escritório).

Concordam que essa rotina é grande e impacta com certeza no tempo, produtividade e qualidade do serviço do advogado diariamente? Imagina um escritório ou departamento jurídico com grande volume de processos e clientes. O desenvolvimento do serviço técnico, como a elaboração da peça e da tese processual, acaba ficando comprometida pela necessidade de se envolver em tantas outras questões.

Falaremos da controladoria jurídica como uma forma de gestão e os benefícios que esse setor pode gerar para as organizações. Sem dúvida alguma, é uma ferramenta indispensável na gestão e automação operacional dos escritórios e departamentos, com melhoria nos procedimentos internos, gerando maior qualidade, redução de riscos e melhores resultados.

A mudança no cenário jurídico, com a digitalização dos processos, o alto volume de litigiosidade, a diminuição no tempo de tramitação e a necessidade de adequação às novas formas de trabalho, tornaram necessárias buscas por novas ferramentas de gestão. Em contrapartida, a otimização de processos e implementação de uma gestão jurídica automatizada, com o auxílio de um software de gestão, unificou a produção dos serviços jurídicos e assegurou muito mais qualidade e eficácia nas tarefas executadas.

E é aí que entra a controladoria jurídica!!! Este é um setor responsável pela implementação e otimização dos procedimentos internos, realizando a gestão de todas as atividades administrativas e apresentado, por meio de indicadores de desempenho, os resultados obtidos.

O papel principal dela é desenvolver métodos de controles de prazos e contingências. Cria e analisa indicadores de desempenho que possibilitam um acompanhamento constante das atividades por colaborador e da equipe, apresentando a melhor forma de trabalho e proporcionando aos gestores a possibilidade de identificar as oportunidades de melhoria e ajustes necessários. Como já falamos em outros artigos, perda de prazo é o grande fantasma da advocacia e sem esses aspectos operacionais e gerenciais de controles, conferencias e revisões, que são itens acompanhados pela controladoria, o trabalho se torna um risco eminente e diário.

Sendo assim, é notável que o controle de processos vai além do acompanhamento processual, cadastro de ações no sistema, emissão de guias de custas, gestão de correspondentes, protocolos de petições, controle de prazos e audiências, entre outras atividades ligadas à produção jurídica. Além de tudo isso, ainda, geram informações quantitativas e qualitativas dos cumprimentos de prazos, dos resultados obtidos nas ações, produtividade da equipe e comportamento da carteira de processos do escritório.

Podemos enxergar a controladoria jurídica como o grande “plus” da advocacia. A geração e o acompanhamento periódico de relatórios, com os resultados que indicarão a quantidade e a qualidade dos processos do escritório, servirão como base para atingimento de metas previamente estabelecidas além de facilitar a tomada de decisão.

Sabemos que para uma gestão de qualidade, os indicadores são peças fundamentais para que o desempenho da produção jurídica, ou seja, os atendimentos aos clientes, a carteira de clientes ativos e inativos, os processos já encerrados, os peticionamentos, o comparecimento em audiências, as decisões favoráveis, as quantidade de horas envolvidas em atuação consultiva, entre tantos outros, sejam medidos e avaliados efetivamente.

É claro que para uma gestão de eficiência e resultado, a capacitação, regras e normas são fundamentais na organização. Sendo assim, a elaboração de procedimentos, treinamentos internos, que garantam a capacitação e a profissionalização dos colaboradores são também atividades desta área, visto que isso impacta diretamente na agilidade e qualidade nos serviços prestados.

Outro benefício gigantesco, proporcionado pelo trabalho da controladoria é a manutenção e o aprimoramento do relacionamento com os clientes, visto, que é criado um canal direto de comunicação entre o cliente e o escritório, com informações atualizadas e precisas sob demanda, e/ou encaminhando de relatórios periódicos sobre as movimentações processuais de suas carteiras. Isso, sem dúvida, proporcionará ao cliente, uma visão do controle rigoroso dos prazos e audiências por parte do escritório, e elevarão a credibilidade, segurança e fidelização do mesmo.

Todas essas características tornam a controladoria um setor estratégico dentro do escritório de advocacia ou ainda dentro de um departamento jurídico. Ela se torna a principal responsável pela manutenção da qualidade dos serviços prestados.

Portanto, o que é e porquê um advogado ou gestor deve ter uma controladoria jurídica em seu negócio, ficou claro, já que a mesma torna possível utilizar informações para gerar resultados, prevenir, gerenciar e evitar riscos, melhorar substancialmente o relacionamento com os clientes e é claro, elevar a qualidade e segurança dos serviços.

Contamos com sua participação! Se gostou deste artigo, deixe seu Like e compartilhe conosco sua experiência com uma controladoria jurídica. Vamos adorar saber!!!!

Se curti esse tipo de conteúdo, que agrega valor ao seu negócio, não deixe de acessar também em nosso blog:

Dicas de como diminuir a burocracia no seu escritório ou departamento jurídico

Delegar tarefas na advocacia: Um desafio constante

Benefícios da Tecnologia na evolução do seu negócio

Muito prazer, somos a Ultimatum! Uma empresa especializada em Desenvolvimento de softwares jurídicos há mais de 20 anos. Prestamos serviços de qualidade para aperfeiçoar a gestão, aumentar a produtividade e rentabilidade dos advogados. Temos três softwares no mercado: o Unique, voltado especificamente para o acompanhamento de publicações dos diários oficiais, o Sinapse, criado para atender as necessidades dos advogados autônomos e  pequenos escritórios; e o Nexus, focado em médios e grandes escritórios/departamentos jurídicos. Continue por dentro de tudo que envolve o Direito, inovação, gestão e novas tecnologias, acessando o nosso Site Oficial. Siga-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe nossos conteúdos para se manter atualizado.

Até a próxima 🙂

Share this post on:
Redatora Especializada em Gestão Jurídica

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Fique por dentro das novidades, lançamentos e muito conteúdo útil para o seu dia a dia.

Siga-nos

Fique por dentro das novidades, lançamentos e muito conteúdo útil para o seu dia a dia.