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Comunicação Interna: a garantia de resultado para o seu escritório de advocacia

A comunicação interna tem papel estratégico para o negócio. Ela é responsável por alinhar os valores e objetivos da empresa com os funcionários, contribui para o clima organizacional e mantém a equipe informada, motivada e engajada.

Nos dias de hoje, para que uma empresa sobreviva é indispensável saber se comunicar de modo estratégico com seu público de interesse, seja ele externo ou interno. Com um mercado bem mais competitivo, entender essa necessidade é fundamental.

A comunicação precisa ser direcionada também aos seus colaboradores e com isso, garantir um resultado mais assertivo. Nesse artigo, falaremos sobre os benefícios dessa comunicação e os fatores que podem influenciá-la no dia a dia do seu escritório de advocacia.

Ficou interessado? Então continue acompanhando.

Por que preocupar com a comunicação interna? Conforme falamos, com um mercado tão acirrado, fazer a diferença não é tão fácil e muitas vezes, apostamos e acreditamos em estratégias que isoladamente podem não surtir o efeito que precisamos. Criarmos uma diferenciação não é somente investir em um marketing digital forte ou somente em um produto forte. Em uma empresa tudo é um conjunto e uma das melhores estratégias é apostar em uma equipe alinhada e engajada na busca pelos objetivos organizacionais.

Uma pesquisa divulgada pela corporação Rockfeller, de Pittsburgh, afirmou que 68% dos clientes que deixam uma empresa o fazem por conta da indiferença com que são tratados. Ou seja, por conta de mau atendimento, realizado pelos colaboradores que compõem a mesma.

Portanto, por melhores que sejam as máquinas e softwares de uma organização, nada substitui a importância do capital humano. Com uma comunicação interna de qualidade as empresas atingem importantes objetivos e benefícios:

Aumento da produtividade da empresa

Colaboradores alinhados e engajados, “vestem a camisa da empresa”, aumentam a produtividade e geram resultado.

Evita rumores e boatos

Um diálogo aberto traz mais transparência, evitam conflitos e problemas que podem surgir naturalmente na relação humana.

 Melhora o ambiente de trabalho

Como é bom trabalhar em um ambiente agradável, onde todos compartilham os mesmos objetivos, com a verdade prevalecendo, não é mesmo?

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Integração e aprendizado de novos colaboradores

Todo esse processo de uma comunicação interna bem feita, facilita a integração e capacitação dos novos colaboradores que passam por um processo de receptividade e aprendizagem mais rápido e fácil, se sentindo parte do time.

Importante atentar para que esse processo seja implantado e permaneça na sua organização. Muitas delas iniciam e logo abandonam, principalmente por falta de envolvimento.

Se atente para alguns fatores que podem influenciar e comprometer a qualidade da comunicação interna:

Envolvimento da Diretoria no processo

Como todo processo organizacional, se a alta cúpula não estiver envolvida não haverá sucesso. Pois aqui cabe bem, o dito que: “Exemplo não é uma outra maneira de ensinar, é a única maneira de ensinar” (Albert Einstein).

Autenticidade

Fale sempre a Verdade. Não faça promessas que não serão cumpridas ou que serão arrastadas ao longo do tempo, desmotivando e gerando incredibilidade. Não fale uma coisa e faça outra.

Novas Tecnologias

É cada vez mais comum o uso de tecnologias que promovem os diálogos dentro das empresas, integrando as mais diversas gerações de trabalho. A comunicação seja ela em uma única empresa ou em mais unidades distantes fisicamente, apoiadas pelas ferramentas de gestão, que unificam os dados e os compartilham de forma segura e rápida, facilitam bastante esse processo.

Cultura da empresa

A cultura de uma empresa são as somas de hábitos, crenças e valores. Portanto, ela precisa ter a cultura de promover a abertura do diálogo de modo horizontal e vertical, garantindo que o processo de comunicação interna seja implantado e continuado.

Não é fácil implantá-la e mantê-la. Acredito que o artigo orientou e despertou que a comunicação interna é uma das ferramentas mais importantes para o sucesso do seu escritório de advocacia, sendo indispensável para o alinhamento e engajamento da equipe de trabalho em busca dos objetivos organizacionais.

Se gostou, comente e compartilhe com seus amigos e colegas de profissão que precisam atuar na comunicação interna do seu escritório de advocacia ou departamento jurídico da empresa!

Até a próxima 😊

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Redatora Especializada em Gestão Jurídica

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