Como usar o LinkedIn na prospecção de clientes para seu Escritório de Advocacia

Prospecção de Clientes no LinkedIn

Desde já te afirmo: não há nenhuma plataforma mais completa do que o LinkedIn para prospectar clientes B2B e B2C para seu escritório de advocacia.

O Instagram é importante? Sim, ele é! Mas tem muitos curiosos, pessoas que não possuem muita aderência aos seus serviços e que, em sua maioria, quer apenas tirar dúvidas. Claro que isto não deixa de ser importante, não deixe de interagir e usar esta ferramenta para prospectar clientes. O foco aqui é te indicar outra que vem para agregar em suas prospecções.

No LinkedIn o contato acontece de forma profissional. Não se tem muito aquele envio de foto, conteúdo irrelevante, compartilhamento de notícias falsas ou de cunho pejorativo, é uma rede para profissionais se comunicarem de forma culta. Há ainda aqueles que fogem desta prerrogativa, mas logo são colocados “de canto” e não conseguem progredir com seus conteúdos nesta rede profissional.

A ferramenta foi comprada pela Microsoft em 2016 no valor de US$ 26,2 bilhões, uma das aquisições mais caras feitas por Bill Gates. Já está vendo a importância desta ferramenta não é mesmo?!

É importante ter em mente que o LinkedIn é uma rede social corporativa que tem como objetivo conectar profissionais e criar networking (relacionamentos profissionais). Destaquei a palavra networking porque é algo muito importante para o sucesso do seu escritório de advocacia, afinal de contas o boca a boca, a indicação é de suma importância para o seu crescimento profissional e trivial para os negócios jurídicos.

Segundo dados da ferramenta, a rede social já alcançou mais de 600 milhões de pessoas em 2019 e tem crescido muito nos últimos anos. O Brasil está em quarto lugar em número de usuários. Segundo a Hubspot, empresa americana de marketing e vendas, o LinkedIn é 277% mais eficaz para gerar leads que Facebook e Twitter. É importante estar atento a esta rede social.

Mas como realizar a prospecção de clientes no LinkedIn para meu Escritório de Advocacia?

Então vamos a 3 dicas simples e objetivas para prospectar clientes B2B e B2C para seu escritório de advocacia sem ferir o código de ética da OAB:

#1. Deixe seu perfil bem atualizado

É importante preencher todos os campos requisitados pela ferramenta. Não deixe nada para trás. Tire um tempo para lembrar dos cursos que já realizou, de sua formação acadêmica, das áreas que têm domínio, criar um texto bem envolvente de sua história profissional, dos seus valores, objetivos, entre outras informações que faça com que seu perfil seja completo e muito transparente quanto ao que quer passar para quem vê. Dê um foco no campo “sobre”, pois este é o campo em que aparece nas pesquisas por quem procura pelos seus serviços através de palavras-chaves.

Lembre-se que ele será visto por grandes empresas e profissionais de sua área também.

#2. Use-o em seu dia a dia

Crie posts bem elaborados de temas que possui domínio e quer expressar sua opinião. Seria bom ao menos 2 ou 3 artigos por semana. Também não deixe de comentar posts relevantes em sua rede. Seus comentários serão vistos por milhares de pessoas que podem ou não concordar contigo. As que concordam geralmente sinalizam em seu comentário e podem pedir para seguir seu perfil e se tornarem uma conexão profissional.

Compartilhe posts que julgue importante. Faça uma seleção de perfis para seguir, os quais vão agregar valor em seus compartilhamentos e no consumo de suas informações, gerando mais conhecimento para você e seus seguidores.

Tire fotos do seu dia a dia, se tiver uma reunião peça uma foto para seu cliente, mostre para as pessoas o que você faz, como faz e com que frequência realiza. Mostre seu escritório, caso tiver. É muito importante saberem que você está ativo na rede social e no seu trabalho como advogado ou advogada.

#3. Convide seus amigos, amigas e amigos dos seus amigos

É muito importante fazer amigos. Eles serão o seu marketing futuramente. Quando alguém perguntar para um deles qualquer indicação de um advogado ou advogada, com certeza você será o primeiro da lista. O networking começa aqui. Envie uma mensagem de boas-vindas personalizada e comece sua jornada por conexões que podem se tornar profissionais.

Além dos seus amigos, selecione perfis de possíveis clientes. Empresas, funcionários de departamentos que julgue estratégico para poder conquistar um cargo ou oferecer uma assessoria, seja criativo e proativo. Assim terá sucesso na captação de clientes no LinkedIn.

Com estas 3 dicas simples e objetivas seus serviços serão procurados nesta rede profissional estratégica para o crescimento do seu escritório de advocacia.

Espero ter somado.

Deixo aqui o LinkedIn da Ultimatum. Estamos de braços abertos para formamos uma conexão profissional contigo! Segue lá:

Espero que tenha gostado do artigo.  Aproveite para curtir, comentar e acesse nosso blog para outras leituras muito interessantes.

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Até a próxima! 😊

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Analista de Marketing Digital na Ultimatum Tecnologia Jurídica

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