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Como um software jurídico pode ajudar na captação de clientes do escritório de advocacia?

É fato que a prospecção de clientes é um desafio árduo e frequente nos escritórios de advocacia. Existem várias maneiras de realizar essa captação, como o uso de estratégias de marketing jurídico, a participação em eventos, o networking, a contratação de uma assessoria de imprensa e outros. Além de todas essas atividades, uma ferramenta que pode fazer todo diferencial neste processo é o uso de um bom software jurídico.

Hoje vamos falar um pouco sobre essa experiência e em como o sistema para advogados pode auxiliar na aquisição de clientes, além de facilitar o dia a dia do escritório e do advogado.

Como o seu escritório realiza a aquisição de clientes na prática?

Você sabe responder a esse questionamento? Geralmente, quando o advogado está na fase acadêmica, aprende a ser técnico, conhece a teoria, mas não aprende a gerenciar um escritório, a não ser que já tenha experiência em gestão anterior. O profissional se forma e os mais empreendedores pensam logo em abrir um escritório, mesmo não tendo a mínima visão do que é preciso ter e saber para fazer isso. Plano de negócios? Estratégias? Gestão?

O que é mesmo isso?

A área jurídica tem uma restrição em relação ao marketing já que obedece ao estatuto da OAB, que não permite a mercantilização da advocacia e neste caso, é necessário ter um visão empresarial, mas sempre dentro dos limites estabelecidos. O advogado não pode prospectar clientes da forma tradicional de um marketing, mas pode prospectar seguindo as regras do marketing jurídico. Propagandas utilizando outdoors, flyers em sinaleiros, etc., não é permitido, mas realizar a divulgação dos serviços através de palestras, artigos, redes sociais, de uma forma em que você não venda um produto mas sim, apresente uma prestação de serviços, seguindo as regras estabelecidas pra isso, é totalmente permitido.

Como o advogado pode prospectar clientes para seu escritório?

Em geral a prospecção de clientes na advocacia acontece muito através de networking e indicações. No meio jurídico é preciso se relacionar e fazer parcerias. Lembre-se do velho ditado – “Quem não é visto, não é lembrado”.

Um item importante nesse processo é ter um planejamento e uma organização interna, com um cronograma para realizar todas as atividades de marketing de uma forma estruturada. Nesse processo é claro que ter o auxílio de profissionais da área, que conheçam as regras jurídicas fará toda diferença.

E como é o leque de produtos que o escritório possui para ofertar aos clientes?

O escritório pode oferecer vários serviços ao seu público alvo, além dos processos judiciais e extrajudiciais, pode oferecer o trabalho de elaboração de contratos em vários âmbitos, atuação em várias áreas do direito, tributário, trabalhista preventivo, empresarial e outras, além de realizar consultorias, consultas, diligências e outros.

E como um software jurídico pode ajudar no aumento da carteira de clientes?

Os sistemas possuem agendas de contatos com todos os dados dos clientes registrados, sejam eles ativos, inativos ou futuros clientes. O usuário pode registrar todos os atendimentos realizados, mantendo assim um histórico de tudo que foi atendido, fechado pelo escritório e quais não foram fechados, possibilitando conhecer o perfil dos que buscaram a prestação de um serviço, para que seja trabalhado de forma assertiva pelo marketing.

Além disso, o software jurídico otimiza todo o trabalho do escritório, gerando mais produtividade, serviço de qualidade e consequentemente um resultado melhor no planejamento e estratégia para captação de clientes.

Ao iniciar o uso do software jurídico com esse objetivo, observe o reflexo da carteira de clientes do seu escritório:

Com um sistema que armazena todos os dados de forma segura, clara e disponível para que se tenha uma visão completa, é possível ver o que tem de negócio viável, qual a estimativa de novos negócios, como pode e por quem pode ser trabalhado o cliente, além de outros controles, que só é possível com um sistema robusto, entretanto, simples de usar.

Você já usa um sistema assim no seu escritório?

Atualmente é raro o escritório que não usa um software jurídico de apoio, mesmo os de menor porte, pois com o mercado competitivo que a área jurídica enfrenta hoje, se organizar é fundamental para sobreviver. Se você já possui um é porque tem consciência da necessidade de ter uma automação e organização do seu negócio.

Entretanto, vale um reforço importante aqui: não deixe de alimentar corretamente a sua ferramenta, pois os dados corretos são fundamentais para que o sistema realize o trabalho que lhe compete, gerando muito mais resultado para o escritório.

Como a ferramenta pode auxiliar no crescimento do seu escritório?

Com toda as funcionalidades e controle que o software jurídico oferece, realizar uma gestão organizada e consequentemente ganhar tempo em vários pontos, especialmente no feedback e satisfação do cliente, é algo que faz o seu perfil de negócio mudar.

Um exemplo claro dessa presteza que o software oferece ao escritório, é que em uma ligação de cliente solicitando um posicionamento sobre o andamento do seu processo, qualquer colaborador poderá facilmente atende-lo, de forma rápida e segura, gerando assim produtividade e qualidade no atendimento ao cliente.

Além de tudo isso a gestão financeira, controle de tarefas e atividades, timeline (linha do tempo) e demais funcionalidades facilitam e proporcionam uma organização e segurança ao cliente.

Dica interessante: no Nexus até adicionar o cliente no sistema para acompanhamento do processo você pode, com as permissões que desejar!!!!

Como o sistema se adequa a rotina do escritório?

É importante buscar um software jurídico que se encaixe no perfil do cliente. Existem os que podem ser personalizados e adequam perfeitamente ao dia a dia e as necessidades do escritório. Tudo de forma segura, com informações de fácil acesso e compartilhadas, para que os colaboradores envolvidos na atividade e processo possam acompanhar todo o desenrolar do trabalho. Isso garante bom desempenho, qualidade no serviço, gerando assim muito mais chance de um trabalho satisfatório, sem risco de perdas de prazos e informações truncadas.

Como é feito os registros dos clientes?

Alguns lugares ainda utilizam cadernos, planilhas, Dropbox, Google drive, mas geralmente ainda assim, fica difícil ter tudo de forma eficaz nas mãos. O risco de a informação ficar muito dispersa e até gerar prejuízo com falta de controle na cobrança de honorários, por exemplo, acontece com muita frequência. As notificações e lembretes automáticos de todas as atividades e tarefas que esses sistemas possuem, facilitam imensuravelmente todos os controles e processos vigentes.

As prospecções de clientes são registradas e ficam disponíveis para acesso?

Geralmente as captações acontecem aleatoriamente, trocas de cartões fora do escritório, contatos telefônicos em busca de informações sobre os serviços. Mas é fundamental para um resultado positivo, que o escritório faça os registros e a gestão de qualquer atendimento ou contato realizado, para posteriormente fazer uma abordagem correta e planejar como atingir seu público alvo.

Alimente corretamente sua base de dados e veja o que ela é capaz de fazer por você!!!!

Como é realizado o atendimento aos clientes?

Normalmente, a recepcionista anota fisicamente na agenda e repassa os contatos para os colaboradores responsáveis. Essa é a forma mais habitual com que esse fluxo acontece nos escritórios de advocacia. Tudo muito manual e sem controle. Há quem ache isso produtivo, porém, ao longo do tempo as informações, que em geral são o maior patrimônio de uma empresa, se perdem e o que poderia se tornar uma carteira de clientes fica para um possível concorrente. Registre qualquer que seja o atendimento realizado dentro do escritório, seja ele pessoalmente, por telefone, whats app, redes sociais, site e outros meios.

Os atendimentos realizados podem ser registrados no sistema e em geral ficam vinculados ao cliente. Assim, a ação de interagir com o cliente se torna mais fácil, trazendo uma maior satisfação tanto para os colaboradores quanto para os próprios clientes.

Estreitar o relacionamento com sua carteira de cliente é algo fundamental que gera uma fidelização, novos negócios e até mesmo novos clientes, já que na advocacia um dos principais meios de captação, é a indicação.

E agora? Diante do exposto nesse artigo como você imagina sua rotina sem um software jurídico?

Imagino que não consiga mais visualiza-la sem ele não é mesmo? É exatamente isso, não há como ficar sem um apoio como esse, com tantas vantagens e benefícios, em um mercado que exige cada dia mais do advogado e da advogada.

O objetivo é sempre crescer, alavancar novos negócios e a cada dia podemos ter a certeza de que para ofertarmos um serviço cada vez mais de qualidade e competitivo, precisamos estar preparados com tudo que a tecnologia tem oferecido em plena era digital, a nosso favor.

Você pode advogar e gerenciar seu escritório de onde estiverem. Trabalhar à distância, através de qualquer aparelho, como celulares, Ipad, desktop, com suas informações disponíveis 24 horas por dia de forma segura e rápida.

O software jurídico permite você se ausentar fisicamente do escritório e fazer à distância, todo o acompanhamento dos compromissos, atividades, processos e  agendas que você e sua equipe possuem.

Algumas dicas de prospecção de clientes e evolução do escritório:

Inicialmente, uma dica importante é ler um pouco sobre alguns renomados profissionais que fizeram a coisa acontecer e se tornaram referência na área jurídica. Todo conhecimento e atualização nos dias de hoje ainda é pouco, não é mesmo? Em geral, não há ninguém de sucesso que não tenha passado por momentos de desafios e lutas. Abrir um escritório ou até mesmo trabalhar como associado ou sócio, será sempre um trabalho árduo e de muita dedicação. Não são somente glórias sempre!

É preciso trabalhar seu perfil, se preparar, se desenvolver, esquecer as milhares de opiniões que vão surgir para te desestimular e dificultar seu avanço e focar no seu propósito. Defina seu objetivo, tenha um plano de negócio bem elaborado, analise sua  disponibilidade financeira, desenvolva habilidades e acredite nos seus sonhos.

Lembre-se que você estudou muito e por muito tempo, até mesmo disciplinas com as quais você não tinha afinidade, mas que eram necessárias para finalizar seu curso de direito e conseguir a tão esperada carteira da ordem (OAB). O mesmo acontece no nosso dia a dia, pois em um escritório, independentemente do tamanho (porte), muitas vezes o próprio advogado é quem faz tudo, o operacional, o atendimento, a prospecção e inclusive a gestão do negócio.

Tenha sempre em mente que quem te procurou tem um problema a ser resolvido. O seu cliente quer que você solucione o problema dele. Por isso dê o seu melhor, preserve sempre a ética, ouça-o sempre com muita atenção e oferte a ele, a melhor solução. Não apenas atenda a expectativa, supere-a e realize todos os investimentos possíveis para garantir o melhor resultado, que com certeza está diretamente relacionado ao sucesso da sua carreira profissional.

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Até a próxima!!!  😊

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Redatora Especializada em Gestão Jurídica

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