...

Como Gerenciar a Produtividade do seu Departamento Jurídico de Forma Integrada

Você que possui escritórios e processos espalhados pelo país, pode ter um serviço integrando todos eles, trazendo controle e produtividade de forma simples e eficiente.

É fundamental conhecer, entender e acompanhar de forma unificada a produtividade e o resultado destes departamentos, que medem diretamente a qualidade do seu serviço/produto e o resultado do seu negócio.

Uma reflexão importante para ser feita com frequência pelos gestores é:

“Não é possível ter resultados diferentes, fazendo tudo exatamente igual!” (Albert Einstein)

Você conhece seu departamento Jurídico? Sabe o quanto ele está produzindo? E caso tenha mais de um, sabe o quanto cada um tem dado de resultado para seu negócio?

E mais….

No seu departamento jurídico, você tem mão de obra desnecessária? Seus colaboradores produzem o suficiente? O custo benefício dos serviços que você realiza são satisfatórios? Você está “pagando” para trabalhar ou está tendo lucro?

A forma para mensurar tudo isso, chegando às respostas corretas, é implantando um tripé de sustentação para seu negócio, que envolva pessoas, processos e tecnologia.

1 – Desenhe processos;

2 – Estabeleça metas;

3 – Acompanhe indicadores;

Powered by Rock Convert

4 – Desenvolva pessoas;

5 – E use Tecnologia.

Assim, você efetivamente conhece e alavanca o seu negócio.

Processos são necessários para que o caminho mais rápido e eficiente seja descoberto. Eles são a sua trajetória, desenhe os seus processos!

Os números são o “norte”, a direção que você precisa seguir. Estabeleça-os, para que sejam frequentemente avaliados, mantidos ou revisados. Tenha metas definidas para que saiba onde está e onde pode chegar.

Após isso traçado, desperte no seu colaborador o envolvimento e comprometimento com o seu resultado final. Para isso, apresente a ele qual é a expectativa da empresa em relação ao seu trabalho, capacite-o para que ele possa entender e atender a essa expectativa, comunique a ele suas atribuições e responsabilidades. Desenvolva-o!

Outro fator determinante no processo de gestão é a tecnologia, que usada a seu favor, possibilita uma visão ágil, clara e eficaz do que está sendo realizado e das possíveis perspectivas.

Em se tratando de um Departamento Jurídico, ter um software que meça a produtividade, garanta a segurança dos dados, prazos e processos é o que todo gestor que preza pela organização, controle e economia de tempo necessita!

Uma das formas ainda utilizadas hoje para esse controle de produtividade, são as planilhas em Excel. É possível usá-las? Sim, porém, não recomendável, visto que as mesmas não proporcionam a segurança, agilidade, facilidade e visão integrada, que um sistema de gestão de processos, moldado para a realidade específica do seu negócio, permite.

Como sugestão, te indico o Nexus, uma ferramenta tecnológica que possui as funcionalidades de controle de processos, separação por equipes de advogados com relatório de desempenho, que farão desta tarefa tão importante, que é gerenciar o resultado da sua empresa, um processo de entendimento amplo e simples.

Conheça seu negócio e garanta mais eficiência e eficácia!

Share this post on:
Redatora Especializada em Gestão Jurídica

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletters

[mc4wp_form id="10793"]

Siga-nos

Fique por dentro das novidades, lançamentos e muito conteúdo útil para o seu dia a dia.

Newsletters

[mc4wp_form id="10793"]

Siga-nos

Fique por dentro das novidades, lançamentos e muito conteúdo útil para o seu dia a dia.