Como Gerenciar a Produtividade do seu Departamento Jurídico de Forma Integrada

Por: Cristiane Silva
- 15/06/2020
- 0 Comentários
- LikeUnlikeLike
- 685 Views
Você que possui escritórios e processos espalhados pelo país, pode ter um serviço integrando todos eles, trazendo controle e produtividade de forma simples e eficiente.
É fundamental conhecer, entender e acompanhar de forma unificada a produtividade e o resultado destes departamentos, que medem diretamente a qualidade do seu serviço/produto e o resultado do seu negócio.
Uma reflexão importante para ser feita com frequência pelos gestores é:
“Não é possível ter resultados diferentes, fazendo tudo exatamente igual!” (Albert Einstein)
Você conhece seu departamento Jurídico? Sabe o quanto ele está produzindo? E caso tenha mais de um, sabe o quanto cada um tem dado de resultado para seu negócio?
E mais….
No seu departamento jurídico, você tem mão de obra desnecessária? Seus colaboradores produzem o suficiente? O custo benefício dos serviços que você realiza são satisfatórios? Você está “pagando” para trabalhar ou está tendo lucro?
A forma para mensurar tudo isso, chegando às respostas corretas, é implantando um tripé de sustentação para seu negócio, que envolva pessoas, processos e tecnologia.
1 – Desenhe processos;
2 – Estabeleça metas;
3 – Acompanhe indicadores;
4 – Desenvolva pessoas;
5 – E use Tecnologia.
Assim, você efetivamente conhece e alavanca o seu negócio.
Processos são necessários para que o caminho mais rápido e eficiente seja descoberto. Eles são a sua trajetória, desenhe os seus processos!
Os números são o “norte”, a direção que você precisa seguir. Estabeleça-os, para que sejam frequentemente avaliados, mantidos ou revisados. Tenha metas definidas para que saiba onde está e onde pode chegar.
Após isso traçado, desperte no seu colaborador o envolvimento e comprometimento com o seu resultado final. Para isso, apresente a ele qual é a expectativa da empresa em relação ao seu trabalho, capacite-o para que ele possa entender e atender a essa expectativa, comunique a ele suas atribuições e responsabilidades. Desenvolva-o!
Outro fator determinante no processo de gestão é a tecnologia, que usada a seu favor, possibilita uma visão ágil, clara e eficaz do que está sendo realizado e das possíveis perspectivas.
Em se tratando de um Departamento Jurídico, ter um software que meça a produtividade, garanta a segurança dos dados, prazos e processos é o que todo gestor que preza pela organização, controle e economia de tempo necessita!
Uma das formas ainda utilizadas hoje para esse controle de produtividade, são as planilhas em Excel. É possível usá-las? Sim, porém, não recomendável, visto que as mesmas não proporcionam a segurança, agilidade, facilidade e visão integrada, que um sistema de gestão de processos, moldado para a realidade específica do seu negócio, permite.
Como sugestão, te indico o Nexus, uma ferramenta tecnológica que possui as funcionalidades de controle de processos, separação por equipes de advogados com relatório de desempenho, que farão desta tarefa tão importante, que é gerenciar o resultado da sua empresa, um processo de entendimento amplo e simples.
Conheça seu negócio e garanta mais eficiência e eficácia!
Cristiane Silva
Redatora Especializada em Gestão JurídicaPosts Recentes
- Controladoria Jurídica: o que é e por que preciso ter uma em meu escritório ou departamento jurídico?
- Qual a vantagem de ter um escritório de advocacia digital?
- Ferramentas importantes usadas na advocacia para atendimento ao cliente
- Dicas para empreender em um escritório de advocacia
- Motivação e planejamento para o novo ciclo de 2021 no seu escritório de advocacia
Leave a reply