...

Como estruturar o financeiro do seu escritório de advocacia

O planejamento financeiro no escritório de advocacia é um passo fundamental para a garantia do sucesso. Para quem lida com processos jurídicos as tarefas gerenciais podem parecer simples, mas nem sempre são. Em um mercado extremamente competitivo, é a gestão que fará a diferença no resultado do seu negócio, algo que você terá, além da qualidade dos serviços.

Então, saia na frente da concorrência com o planejamento de suas finanças.

Daremos aqui algumas dicas e passos que poderão ajudá-lo nessa missão:

  • Conheça sua situação financeira atual

É fundamental saber se está tendo lucro ou prejuízo. Reúna os principais demonstrativos financeiros, como o balanço patrimonial, DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) e relatório do fluxo de caixa. Com esses dados, você poderá iniciar o planejamento para acompanhamento e reestruturação do seu escritório.

  • Trace seus objetivos e metas

Após analisar o estado atual das suas finanças, defina seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Reflita sobre eles.

O que você quer é: Aumentar seu negócio? Aumentar a rentabilidade em 20%? Reduzir custos? Aumentar honorários? Adquirir um imóvel próprio?

* Tenha um capital de giro

Powered by Rock Convert

Um capital de giro que sustente o negócio inicialmente ou em momentos de crise, ajuda bastante. No caso de um escritório de advocacia, o retorno financeiro de processos mais longos pode demorar e o capital de giro pode ter um papel importante, o sustentando nos próximos meses.

  • Detalhe os orçamentos

Faça uma gestão orçamentária detalhando e projetando orçamentos. Com esse levantamento é possível saber o quanto vai gastar para colocar seu planejamento em prática, baseando no histórico de custos e despesas.

  • Realize projeções para diferentes cenários

O ideal é ter sempre uma projeção otimista e outra pessimista, levando em conta as possíveis oscilações do mercado e diferentes cenários. Com projeções de vendas, receita, você consegue analisar os riscos e oportunidades, adequando o seu planejamento à realidade da empresa.

  • Defina métricas de desempenho

Tudo isso que dissemos, todo o planejamento realizado só será útil se as métricas estiverem definidas para acompanhar a evolução e a direção em que seus objetivos estão caminhando. Acompanhe indicadores como, lucratividade, rentabilidade que mostram se você está no caminho certo para concretizar seus planos. Pode ser que em determinando momento, seja necessário ajustar o planejamento, pois o mercado é imprevisível e dinâmico.

Com essa sequência de passos você define planejamento financeiro e garante a sustentabilidade de suas finanças. Uma boa gestão financeira oferece ao advogado uma visão ampla do seu negócio e gera uma segurança na tomada de decisão. Tudo fica mais claro: Qual o exato momento de prospectar clientes? E de ampliar os negócios? E ainda mais: Gerenciar os riscos, os desperdícios ou até mesmo a possível quebra do negócio, só é possível realizando esse processo.

Para auxiliá-lo nessa empreitada, o mercado jurídico oferta softwares de Gestão que contam com aplicações financeiras, voltadas justamente, para a estruturação do financeiro do escritório e apoio na formatação desse processo. O Nexus conta com um módulo para acompanhamento do contas a pagar, contas a receber, despesas, centro de custos, honorários, tornando o seu planejamento muito mais dinâmico e executável.

Em suma, somente através desta gestão o advogado fará com que seu escritório cresça, modernize, supere tempos de crise e se torne mais produtivo e rentável. E tudo isso sem comprometer ou arriscar o futuro.

Espero ter somado com esse artigo. Se gostou, deixe seu like. Sua opinião é muito importante para nós. Comente, compartilhe com seus amigos e colegas de profissão! Até a próxima 😊

Share this post on:
Redatora Especializada em Gestão Jurídica

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletters

[mc4wp_form id="10793"]

Siga-nos

Fique por dentro das novidades, lançamentos e muito conteúdo útil para o seu dia a dia.

Newsletters

[mc4wp_form id="10793"]

Siga-nos

Fique por dentro das novidades, lançamentos e muito conteúdo útil para o seu dia a dia.