As tendências de profissões e cargos para Advocacia em 2020

Mesmo vivenciando tempos de incertezas devido as várias crises vividas pelo mundo em 2020, ainda sim existem profissões e cargos em alta para a advocacia neste ano.

Em um levantamento feito pela revista Exame os escritórios de advocacia e departamentos jurídicos vão enfrentar novos desafios em 2020, principalmente na área de segurança da informação e tecnologia em geral.

Não se trata só de conhecimento raso sobre assuntos relacionados ao mundo digital, é preciso se aprofundar em questões técnicas, em termos de uso e políticas de privacidade. Com a ascendência do controle das informações dos usuários de plataformas digitais por meio da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) a necessidade do mercado em buscar profissionais da advocacia qualificados para resguardar os direitos e deveres das empresas detentoras de softwares, aplicativos, ou Startups e empresas tradicionais, vem aumentando muito neste ano.

Trata-se de uma atualização grande na área do Direito e que ainda não está sendo praticado nas faculdades, convertendo em oportunidades para aspirantes do Direito, já que muitos estagiários não possuem conhecimento aprofundado no meio digital e ainda são utilizados para serviços “braçais”.

O Advogado e a Advogada de 2020 precisam atuar com uma visão sistêmica de seus negócios, estudos e habilidades. A demanda por habilidades vem criando oportunidades e tendências para alguns profissionais como podemos ver a seguir.

Advogado especialista em cibersegurança

O advogado e a advogada, especialistas em segurança da informação, precisam estar sempre bem atualizados quanto as mudanças que permeiam o setor de tecnologia para garantir segurança jurídica aos seus clientes. Resguardar a integridade e segurança das informações pessoais e empresariais, conhecer as inúmeras situações em que seu cliente pode se envolver, entender os motivos, métodos e soluções para resguardar a segurança digital de sua clientela é de suma importância para sua atuação como especialista nesta área que só cresce.

Os destaques para esta área que está crescente na advocacia penal são crimes como apologia ao crime, preconceitos, ameaças, divulgação de fotos ou imagens com intenção de prejudicar a moral de alguém, fake news, documentos falsificados, extravios de contas bancárias, espionagem ou qualquer outro tipo de violação dos direitos no meio digital, reforçam a forte tendência dos próximos anos para o especialista em cibersegurança. Os salários destes profissionais têm girado em torno de 8 a 12 mil reais.

Advogado especialista em criptomoedas

Com o objetivo de prevenir seu cliente de perdas econômicas futuras em investimentos utilizando moedas virtuais, o advogado e a advogada especialistas em criptomoedas precisam estar muito bem antenados quanto a mecânica, conformidades da lei, regulamentações bancárias e segurança dessas transações para garantir a clareza necessária e a previsibilidade no investimento nesta modalidade financeira.

É importante que o profissional especializado nesta área saiba conciliar o direito do consumidor e tributário com as diretrizes e regulamentação das moedas digitais. É um tema novo, teve uma forte ascensão em 2018 e 2019, mas ainda é bastante frágil, sendo uma boa oportunidade para advogados especialistas na área. Seu destaque em 2020 continua devido aos colapsos de moedas tradicionais em meio as crises que o mundo enfrenta no sistema financeiro. Os salários desses profissionais ainda não estão bem definidos, podendo girar em torno de 5 a 8 mil reais.

Gerente de Compliance

O gerente de compliance possui a função de identificar riscos, internos ou externos à empresa, e estruturar estratégias para reduzi-los. Além disso, implanta normas processuais, presta suporte a equipe e participa ativamente de auditorias, a fim de assegurar a conformidade da empresa as normas e regulamentações vigentes.

O cargo exige uma boa compreensão de atividades como controle interno, mapeamento de processos, suporte no planejamento de projetos estratégicos relacionados à compliance, implantação de normas e procedimentos que respaldam a estrutura de gestão de riscos, acompanhamento de conformidades com as regulamentações, monitoramento e reporte de desvios de SLA e realização de auditorias periódicas.

Nos últimos anos, com o aumento da complexidade do ambiente regulatório para empresas, a iniciativa privada passou a buscar controles internos mais efetivos. Os salários desses profissionais têm girando em torno de 8 a 12 mil reais.

Advogado Tributário

Estamos vivendo mudanças econômicas em todo o globo. Devido as diversas crises na saúde, economia e social o mundo passa por mudanças jamais conjecturadas. O governo passa a mudar taxas, tributos e impostos para garantir sustentabilidade de suas operações.

Reformas em cima de reformas. Soluções paliativas, decretos e novas leis precisam estar sempre no radar do advogado tributário. É preciso sempre estar atualizado quanto as mudanças do cenário político, social e financeiro do país. A posição está em alta no Brasil pela alta complexidade do sistema tributário e devido as inúmeras reformas políticas. O salário desse profissional gira em torno de 16 a 20 mil reais.

Advogado de Infraestrutura

O aquecimento da economia devido as concessões públicas, abertura do mercado para a iniciativa privada, investimentos públicos, privatizações de estatais e projetos de infraestrutura são atividades bastante apoiadas pelo Governo Federal em busca de equilibrar as contas públicas. Isto tem demandado a atuação de advogados de infraestrutura para resguardar os interesses públicos e privados.

Assim como o advogado tributarista, é preciso estar atendo as mudanças no panorama político e aos projetos do governo no que tange a ações de crescimento da economia. O salário desse profissional vai de 18 mil podendo chegar a 30 mil reais.

A revista ainda cita outras áreas que estão crescendo, mas outra profissão que acrescento a esta pesquisa é do Advogado de Startups. É importante mencioná-lo e dar o seu devido destaque.

Advogado de Startups

É notório o avanço de Startups no Brasil. O próprio governo tem dado apoio para o crescimento deste tipo de negócio no país. Além de Startups existem as empresas que dão suporte para que haja investimento nestas modalidades de negócio, os chamados “investidores anjo” e incubadoras de empresas.

Toda esta configuração requer conhecimento jurídico aprofundado em temas empresariais, tributários, tecnológicos e comerciais. O respaldo jurídico demandado por estas empresas é enorme e preocupa grandes empresários que buscam nelas uma forma de investimento com grande retorno financeiro. É uma oportunidade grande para advogados que se aprofundam nesta área que só tem crescido nos últimos anos.

Além destas profissões mencionadas acima existem várias outras que estão em ascensão. É preciso fazer uma leitura minuciosa das necessidades do mercado para poder se posicionar melhor, não deixando de lado a disciplina, as especializações, gestão de excelência e profissionalismo evolutivo.

Espero ter ajudado você a conhecer melhor as tendências para a advocacia em 2020. Aproveite para compartilhar este conteúdo com seus amigos e colegas de profissão.

Se gostou desse artigo, deixe seu like e em comentários deixe sua opinião, que é muito importante para nós. E ainda, se deseja fazer novas leituras interessantes, acesse nosso blog! Lá você encontrará vários temas que o auxiliarão na qualidade do seu trabalho!!!

Até o próximo post! 😊

Share this post on:
Analista de Marketing Digital na Ultimatum Tecnologia Jurídica

Comentários

3 Comentários

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Fique por dentro das novidades, lançamentos e muito conteúdo útil para o seu dia a dia.

Siga-nos

Fique por dentro das novidades, lançamentos e muito conteúdo útil para o seu dia a dia.