...

Adaptação e Reinvenção: os segredos do sucesso no mercado jurídico

A vontade de evoluir cada vez mais na carreira profissional é um dos desejos mais cobiçados de qualquer ser humano. Na maioria das vezes escolhemos a forma mais tradicional existente, ou por conta da pressão social, familiar, educacional, às vezes pelo receio de mudança, todos são fatores de impacto ao escolhermos o caminho que desejamos trilhar para atingirmos o nosso objetivo.

É muito importante sermos maduros o suficiente para realizarmos escolhas sábias e não nos deixarmos levar nem pela estabilidade e comodismo e nem tampouco por posições profissionais ou promessas de crescimento e empoderamento que não condizem com nossa essência e que mais tarde nos trarão frustração e instabilidade.

Vivemos um momento de extrema mudança. No universo jurídico nada é como ontem e hoje não será como amanhã. Por este motivo é preciso estar preparado intelectual e emocionalmente para o novo. Segundo uma frase de Charles Darwin: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”. Adaptar e reinventar é a forma de se manter no mercado e alcançar o objetivo de crescimento exponencial do escritório de advocacia, startup, ou qualquer que tenha sido a escolha feita para sua trajetória de vida.

Estamos acostumados a conduzir nossas vidas pessoais e profissionais de maneira linear, na maioria das vezes sem pensar em planos alternativos, pois pensamos que o caminho traçado é o correto, imposto pela sociedade, pela  nossa família e especialmente no direito, que segue uma linha mais conservadora e tradicionalista, inclusive, no que diz respeito à tecnologia e inovação.

A realidade que nos ronda hoje é a de ter que desconstruir para fazer dar certo: acreditar em nossos potenciais, em nossa essência, no que nos faz diferentes uns dos outros, enfim, deixar de lado muitas vezes conceitos e preconceitos, tradições impostas que não são necessariamente verdades absolutas e fazer, conforme acreditamos.

Os profissionais do direito se deparam com o seguinte desafio: o Direito corre atrás da realidade e exige constante atualização, mas não somente de teoria (leis e regulamentos), também de fatos e práticas. Uma grande inovação por exemplo, é a ferramenta da Jurimetria, que mostra o grande aprimoramento do cenário jurídico. E não há como esperar, não evoluir, não adaptar e reinventar: os retardatários não sobreviverão.

Eu tenho vivenciado ao longo da minha carreira de gestão em escritórios de advocacia, empresas de tecnologia jurídica, que as mudanças ocorridas ao longo desses últimos 15 anos foram muitas, entretanto, ainda não estavam sendo tão dinâmicas como presencio hoje. A realidade atual é outra: quem não se reinventar, ficará para trás.

E estou falando não somente de conteúdo, conhecimento jurídico, especialidades do direito, estou falando de mudanças comportamentais, de gestão humana, inovação tecnológica, marketing jurídico e outros fatores imprescindíveis que estão diretamente ligados ao diferencial que você advogado e você advogada, apresentam ao mercado.

Uma nova cultura de gestão jurídica se faz necessário, o conceito tradicional do poder de “manda quem pode obedece quem tem juízo” já ficou pra trás. Desenvolver uma equipe de colaboradores motivados e engajados com um mesmo propósito é garantia de resultado satisfatório e sucesso na carreira profissional. Os “chefes” dão espaço aos gestores de pessoas e processos e aos líderes.

Construa sua carreira profissional baseado em objetivos de crescimento e evolução. Fuja da mesmice, do tradicionalismo e principalmente da comodidade, que muitos sem perceber se encontram, até mesmo por se sentirem mais seguros. Saiba ouvir, compartilhar, receber feedbacks e valorizar seus subordinados. Desenvolva-se e desenvolva sua equipe em todos os aspectos, sem perder a sua dimensão e seu foco profissional.

Não deixe de escrever em comentários a sua experiência sobre o assunto. O que você já reinventou para sobreviver e crescer no universo jurídico?

Continue nos acompanhando pelo nosso Site Oficial e nossas redes sociais Facebook, Instagram e LinkedIn, para manter-se sempre por dentro das inovações jurídicas.

Um grande abraço e até a próxima!!!  😊

Share this post on:
Redatora Especializada em Gestão Jurídica

Comentários

Um comentário

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Fique por dentro das novidades, lançamentos e muito conteúdo útil para o seu dia a dia.

Siga-nos

Fique por dentro das novidades, lançamentos e muito conteúdo útil para o seu dia a dia.