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Ações que geram novos negócios e captam novos clientes para seu escritório Jurídico

A concorrência no mercado jurídico tem se mostrado cada vez mais acirrada. Escritórios de advocacia, especialmente os de pequeno e médio porte, estão precisando se reinventar para descobrir como captar novos clientes. Para isso, precisam pensar em novas estratégias, além da necessidade de formar e manter uma boa rede de relacionamento.

Para garantir esse desenvolvimento e crescimento é importante ter um planejamento com objetivos bem traçados. Há quem pense que um alto investimento é sinônimo de crescimento, mas sem este planejamento estratégico pode comprometer o financeiro do escritório e estar caminhando rumo ao fracasso.

Inicialmente o objetivo de ampliar a carteira e os negócios precisam estar alinhados entre os envolvidos e é fundamental que todos estejam cientes de que almejar novos horizontes, significa correr riscos, mudar muitas vezes a cultura preexistente e principalmente, ter atitude.

Decidido isso, alguns passos importantes do planejamento são:

  1. avaliar o mercado e as possibilidades de crescimento;
  2. traçar metas;
  3. conhecer os indicadores para acompanhar os resultados e
  4. criar um bom planejamento de marketing jurídico que atinja banco de dados de clientes que você já possua buscando novos negócios e que atinja novos clientes que ainda não fazem parte da sua carteira.

Delimitar o nicho de mercado é fundamental para definir como captar clientes e como estabelecer-se no segmento. Além disso, é necessário conhecer as necessidades e o perfil do cliente que se deseja atingir.

Traçar números que auxiliem na visualização do caminho que está sendo percorrido e “forcem” alcançar o objetivo é crucial para o sucesso da empreitada.

Quais as expectativas e como a marca do escritório será consolidada no mercado são questionamento que devem estar respondidos de forma clara, para a evolução do planejamento e ações.

Um outro aspecto muito importante e pouco explorado na maioria das vezes, em qualquer área de atuação, é a oportunidade de explorar novos negócios trabalhando a sua base de clientes. Todos ficam tão focados em buscar novos clientes e esquecem de buscar novos negócios.

Você trabalha o seu cliente, a ponto de conhecer realmente todas a necessidade que possui?

Você divulga a eles toda o trabalho que realiza? Eles sabem de todas as suas áreas de atuação?

Aposte na comunicação – Não esqueça daquele velho ditado:

“Quem não é visto não é lembrado”

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Faça um trabalho direcionado para as redes sociais, WhatsApp, e-mail. Identifique quais os canais mais acessados e utilizados pelo seu cliente e divulgue seu trabalho.

Participe de eventos, confraternizações, associações, entidades

Sempre que possível, divulgue seu conhecimento e atuação. Ministre palestras, treinamentos, participe de bancadas, entrevistas, Lives em redes sociais como no YouTube, Instagram e outros.

Crie uma rede de relacionamento

Normalmente já convivemos em sociedade. Aproveite as oportunidades de cada relacionamento para estreitá-los de forma que haja ganhos para seu negócio. Proponha consultorias, ouça as necessidades das pessoas, aproveite “ganchos” deixados durante uma conversa e lembre-se sempre de praticar a empatia. O mais difícil não é iniciar relacionamentos e sim mantê-los, para isso coloque-se sempre no lugar do outro.

Estruture seu negócio de forma que tenha qualidade no atendimento

Aumentar sua carteira e não ter como atendê-los é totalmente inviável. E isso acontece inúmeras vezes quando estamos focados somente na necessidade de aumentar a receita. As coisas precisam andar em paralelo e para isso capacite os profissionais que farão o atendimento ao cliente e conte com um software de gestão que garanta confiabilidade e mais produtividade.

Siga o Código de Ética da OAB

E por último, porém, fundamental para o sucesso dessa jornada, é que os profissionais envolvidos precisam conhecer a fundo e seguir o código de ética da OAB,  visto que há várias limitações estipuladas por ele e nenhuma delas poderá ser “ferida” garantindo assim a idoneidade do seu escritório.

Não tenha receio de acreditar no potencial do seu negócio. O mercado jurídico está em uma crescente exponencial e você pode, de forma planejada, atender essa necessidade e crescer na mesma proporção.

Espero ter somado com esse artigo. Se gostou, deixe seu like, comente e compartilhe com seus amigos e colegas de profissão!

Até a próxima 😊

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Redatora Especializada em Gestão Jurídica

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