5 dicas práticas para aplicar o Estilo Startup na advocacia em tempos de incertezas

Como será o mercado jurídico após a pandemia do coronavírus?

Muitos economistas e futuristas, instituições e universidades, têm se dedicado a estudar o atual cenário para tentar enxergar possíveis futuros após o fim da pandemia. Embora tenhamos diversas reflexões extremamente lúcidas, o fato é que ninguém sabe o quanto o mundo e as nossas dinâmicas sociais serão transformadas por essa experiência que talvez seja a maior crise mundial já enfrentada pela humanidade. Nas palavras de um dos principais futuristas brasileiros, Luiz Candreva, “muito além de saúde e economia essa é uma crise de incerteza”.

As transformações que já temos visto e também as que estão por vir e que ainda são desconhecidas irão impactar em absolutamente todos os setores da sociedade e do mercado, o que implica que, também no contexto jurídico, vamos nos deparar com um mundo de incertezas.

Não me refiro aqui apenas ao cenário de irmos dormir com uma Medida Provisória nova em vigor e acordarmos com uma liminar do Supremo que esvazia seus efeitos, nem à edição sucessiva de novas MP’s, portarias e decretos para viabilizar a ordem no estado de calamidade. Chamo a atenção dos colegas para uma mudança radical na forma como compreendemos e praticamos o Direito.

Como preparar nossos negócios para enfrentar um futuro desconhecido?

Não existe fórmula, é claro, mas existem algumas lições que podem auxiliar nessa jornada.

O primeiro passo é compreender e aceitar que os planos que fizemos antes do início da quarentena já não servem mais para o atual cenário. A única certeza que temos agora é a de que precisamos, como nos ensina Alvin Toffler, aprender a desaprender e reaprender… e precisamos fazer isso com velocidade!

Mais do que a conquista de novas habilidades e competências para lidar com ferramentas tecnológicas que têm sido essenciais para dar continuidade à nossa atividade profissional, por exemplo, nesse período, é preciso uma mudança de mentalidade para aprender a aprender, uma transição de um mindset fixo para um mindset de evolução, no qual todas as situações são vistas como oportunidades de aprendizado e crescimento. Afinal, em se tratando de enfrentamento de incertezas, pequenos ajustes de rotina não são suficientes se não fizermos uma grande transformação de pensamento.

O desenvolvimento de uma nova mentalidade para o aprendizado, nos leva ao um novo estilo de gestão de negócios, especialmente concebido para ambientes de extrema incerteza. Estou falando da gestão Estilo Startup, criada pelo empreendedor Eric Ries, que propaga técnicas relacionadas à criação e desenvolvimento de empreendimentos inovadores e também a projetos de inovação em negócios já existentes.

A gestão Estilo Startup, como o próprio nome já indica, é importada do mundo das startups e pode ser aplicada com muito sucesso a qualquer negócio, contribuindo para fulminar algumas incertezas e também para provocar um crescimento exponencial.

Cinco dicas práticas para começar agora mesmo a aplicar o Estilo Startup em nossos escritórios de advocacia

#1. Mate você mesmo seu próprio negócio

Encare esse momento de crise como um momento de uma segunda fundação do seu escritório, deixando para trás os paradigmas de trabalho praticados anteriormente. É hora de se reinventar em tudo: atendimento virtual, marketing, novos produtos e novos serviços conforme as novas demandas de mercado, transformação digital… Seus concorrentes estão se reinventando, e se você ficar para trás nesse quesito, é bem provável que alguém que conseguiu se estabelecer nesse novo cenário antes de você seja a causa do fim do seu escritório, que pode ficar obsoleto. E vejamos que esse “alguém” que pode causar a morte do seu negócio não precisa ser somente um escritório de advocacia – também pode ser uma lawtech que oferece os mesmos serviços que você com mais facilidades para o usuário e a um preço mais acessível.

#2. Identifique a pendência x tendência

Antes nós corríamos atrás de prazos, hoje corremos atrás de medidas provisórias… e eu te pergunto: em que momento vamos parar para olhar com seriedade para o que está acontecendo ao nosso redor e identificar as oportunidades de negócios e serviços jurídicos que serão tendências nos próximos capítulos dessa história? O ex-diretor do Grupo Abril, Walter Longo, especialista em inovação e transformação digital, nos mostra, por meio desse jogo de palavras, que é preciso dividir o tempo de solucionar pendências com o estudo das tendências e que esse olhar para os próximos passos pode ser a chave para salvar nossos escritórios em tempos de incerteza.

#3. Mantenha-se competitivo através da inovação contínua

Com a mentalidade de que você está fundando novamente seu escritório e estudando as tendências, é muito mais fácil entrar no círculo da inovação contínua, que é o verdadeiro motor de sucesso das organizações modernas no mundo de incertezas. A inovação contínua é o que nos permite renovação para nos mantermos sempre competitivos, bem como adaptabilidade a qualquer cenário que surja no futuro.

#4. Feedback, feedback, feedback

É o que chamamos, na jornada das startups, de aprendizagem validada. Institua novas formas de atendimento, novos canais de comunicação com o cliente, novas estratégias de marketing, novos serviços, mas não se esqueça de solicitar feedbacks constantes do seu público. Ouvir o cliente nos permite direcionar nossos esforços e nossos recursos para entregar o que ele realmente deseja. Não há motivo para darmos passos largos no escuro. É muito melhor dar pequenos passos bem iluminados pelos feedbacks, pois isso fulmina muitas incertezas, minimiza as possibilidades de erros e nos possibilita um rápido aprendizado e um rápido avanço no caminho até o topo. Tenho experimentado bastante esse ciclo de feedbacks com a Ultimatum, que sempre desenvolve novas funcionalidades no sistema de gestão jurídica conforme as necessidades apontadas por nós, usuários.

#5. Aprofunde em conhecimentos de Gestão de Negócios

A disrupção vai chegar em todos os negócios, já sabíamos isso antes mesmo de começar a pandemia. Seria só uma questão de tempo para acontecer na advocacia. O detalhe é que, agora, pode ser que esse tempo seja significativamente encurtado. Vamos esperar que ela aconteça ou vamos aproveitar conhecimentos consolidados de gestão de negócios em ambientes de incerteza para liderar o movimento e transformar o Direito?

A reflexão final fica por conta do autor britânico Richard Susskind, um visionário do mercado jurídico e autor da clássica obra Tomorrow’s Lawyers (2017, segunda edição), que nos alerta: “Existe uma profunda mensagem aqui para os advogados (…). O desafio é inovar na prática do Direito de maneiras que nós nunca fizemos no passado”.

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