...

3 motivos pelos quais você deve usar uma Time Line Processual

No atual cenário de negócios, um dos bens mais valioso nas organizações é a informação. Quase todos os processos ou atividades geram informações e elas devem ser armazenadas. Porém, armazená-las não é suficiente se não forem utilizadas a favor do negócio. Usar a chamada “tecnologia da informação” para coletá-las, interligá-las e disseminá-las é o grande diferencial. Nesse contexto, os dados e informações fornecem um mecanismo de feedback gerando melhor agilidade, menor custo, maior eficiência e segurança, possibilitando novos cenários de negócios, melhores resultados nos produtos e serviços.

Sendo assim, hoje o melhor investimento que um departamento jurídico pode fazer é ter um sistema de gestão, que tem como principal característica o poder de armazenar e gerar informações imprescindíveis para a gestão do seu negócio. Alguns desses sistemas contam com inúmeras funcionalidades, aqui inclusive falaremos de uma muita importante, um diferencial dos sistemas jurídicos de gestão, que é crucial no acompanhamento de processos: a Linha do Tempo Processual.

A Time Line Processual é exatamente o que o nome da funcionalidade diz: uma linha cronológica que permite uma visualização fácil das etapas do processo, apresentando as movimentações de uma ação judicial, o ponto exato em que ela está e o histórico de tudo que aconteceu até aquele momento.

Nem todos os softwares jurídicos possuem essa funcionalidade tão importante. O Nexus é um exemplo de sistema que a oferece, inclusive com a possibilidade de realizar filtros que permitem a visualização somente das etapas do processo que o advogado deseja. Assim, se pode otimizar a análise que precisa. A ideia da linha do tempo é apresentar as informações e os andamentos em uma ordem cronológica, porém, é possível visualizar cada etapa separadamente, caso isso possibilite uma forma de não “carregá-la” e torná-la de difícil compreensão. O objetivo é que a visão e o entendimento da mesma sejam fáceis e que a atenção do que é realmente importante não seja desviada.  O usuário pode ainda incluir itens que deseja acompanhar pela Time Line, como por exemplo observações e atendimentos realizados ao cliente, referentes ao processo.

Seguem exemplos do que é apresentado na linha do Tempo, no sistema de Gestão:

  • petição inicial;
  • distribuição do processo;
  • citação e contestação;
  • designação e realização de audiências;
  • decisões interlocutórias;
  • sentenças;
  • apelações;
  • suspensões do processo;
  • arquivamento do processo;
  • trânsito em julgado, entre outros eventos

Então uma funcionalidade assim é um diferencial para o departamento jurídico que a utiliza, com inúmeras vantagens. Dentre elas, destacamos três que farão com que, se você ainda não usufrua deste benefício, o faça a partir de agora:

Powered by Rock Convert

1 – Otimização do Tempo

2 – Visualização rápida e objetiva de todas as fases do processo

3 – Facilidade na rotina do acompanhamento dos processos

Portanto, com essa funcionalidade disponível no sistema, o departamento jurídico pode rapidamente identificar as movimentações de cada processo e a data em que elas ocorreram. Com isso, a funcionalidade otimiza a rotina do trabalho do advogado de forma fantástica tornando-a extremamente produtiva e eficiente.

Continue por dentro de tudo que envolve o Direito, inovação, gestão e novas tecnologias, acessando o nosso Site Oficial. Siga-nos no Facebook, Instagran e Linkedin e acompanhe nossos conteúdos para se manter atualizado.

Avalie nosso Artigo. Sua opinião é muito importante para nós!

Até a próxima 😊

Share this post on:
Redatora Especializada em Gestão Jurídica

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletters

[mc4wp_form id="10793"]

Siga-nos

Fique por dentro das novidades, lançamentos e muito conteúdo útil para o seu dia a dia.

Newsletters

[mc4wp_form id="10793"]

Siga-nos

Fique por dentro das novidades, lançamentos e muito conteúdo útil para o seu dia a dia.