...

10 Livros que você advogado e advogada não pode deixar de ler

Sabemos que o trabalho de um bom advogado é, com certeza, um trabalho muito intelectual, de bastante estudo e leitura. Portanto, os Livros de direito são fundamentais na formação de qualquer advogado, pois o conhecimento e a experiência vinda do aprendizado fazem toda a diferença no resultado proporcionado ao cliente. 

É muito importante atentar-se na escolha de um livro, avaliar o autor, a clareza da linguagem e é claro, o conteúdo. São inúmeros os livros disponíveis, busque também recomendações de outros leitores, professores de direito e amplie a sua visão e o conhecimento de uma determinada área jurídica.

Sugerimos aqui uma lista com os 10 melhores livros de direito para advogados. Confira!

Livros de direito para iniciantes

1. Teoria Geral do Processo

Autores: Cintra, Grinover e Dinamarco

É um livro básico e fundamental para quem está começando a conhecer a teoria geral do processo. Este livro traz toda a base do processo, explica sobre o funcionamento da Justiça, itens relativos à organização judiciária, funções do STF e STJ e Ministério Público.

2. Teoria da Norma Jurídica

Autor: Norberto Bobbio

Este é um clássico!!! Nenhum profissional do direito pode deixar de ler, especialmente estudantes e iniciantes. É um livro que explica o funcionamento das normas jurídicas e toda a sistemática do ordenamento jurídico.

Para a área de Direito Penal

3 Curso de Direito Penal 

Autor: Fernando Capez

Esta obra é uma referência no mercado. São quatro volumes, a 22ª edição é atualizada com as alterações de 2017. A linguagem é bem fácil, objetiva e o conteúdo, rico.

É um livro mais indicado para alunos da graduação e para concurseiros. Entretanto, uma importante fonte de consulta para os escritórios no dia a dia.

Para a área de Direito Constitucional

4. Direito Constitucional Descomplicado

Autores: Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino

Este é um livro completo e com uma linguagem bem acessível. É um livro bastante recomendado pra quem ainda não tem uma base sólida no direito constitucional.

Para a área de Direito administrativo

5. Direito Administrativo

Autora: Maria Sylvia Zanella Di Pietro

Esta obra é um clássico e uma referência entre advogados, juízes, estudantes e operadores do direito. Tanto é, que o livro já chegou à 32ª edição trazendo atualizações com as principais normas editadas nos últimos anos.

Powered by Rock Convert

Para a área do direito civil

6. Curso de Direito Civil

Autora: Maria Helena Diniz

Uma obra completa, densa e indicada tanto para estudantes quanto para advogados e pessoas que prestam concurso. 

É considerada uma das principais obras de Direito Civil do Brasil.

Para a área do direito previdenciário

7. Curso de Direito Previdenciário 

Autor: Fabio Zambitte Ibrahim

É um livro bastante completo, o autor é muito didático e prático, ao abordar os principais aspectos do sistema da seguridade social. Ideal para estudantes e advogados que necessitam conhecer as bases do direito previdenciário de forma sistematizada.

Para a área do direito tributário

8. Curso de Direito Tributário

Autor: Hugo de Brito Machado

É uma obra bastante completa que aborda todos os conceitos, princípios, fundamentos e normas gerais relativas ao direito tributário. É um livro recomendado para graduação e também um excelente exemplar para se ter no escritório para consulta. A linguagem é clara e simples.

Para a área do direito trabalhista

9. Manual do Direito do Trabalho

Autores: Francisco Ferreira Jorge Neto e Jouberto de Quadros Pessoa Cavalcante

A obra é didática, estruturada e atinge todas as classes, sejam os estudantes, concurseiros e advogados. O livro conta com um material de apoio, que são uma série de vídeos sobre os conteúdos principais, auxiliando no estudo e na compreensão da matéria.

Para a área do direito empresarial

10. Manual de Direito Empresarial

Autor: Gladston Mamede

É um livro de leitura fácil e bastante didático, além de trazer inúmeros exemplos de jurisprudência. Trata-se de um resumo dos cinco volumes do Curso de Direito Empresarial também escrito pelo autor.

A gama de livros é imensa e sabemos que um bom advogado faz da leitura um hábito constante. A maior e melhor decoração de um escritório de advocacia, é sem dúvida uma estante lotada de livros, mas não só para decorar, mas também para fazer parte do dia a dia e da prática constante, aumentando cada vez mais o conhecimento e o desenvolvimento intelectual do profissional.

Gostou do nosso artigo? Se sim, deixe seu like e seu comentário. Compartilhe conosco alguns livros importantes que já leu e que recomendaria para amigos e colegas de profissão.

Até a próxima 🙂

Share this post on:
Redatora Especializada em Gestão Jurídica

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Fique por dentro das novidades, lançamentos e muito conteúdo útil para o seu dia a dia.

Siga-nos

Fique por dentro das novidades, lançamentos e muito conteúdo útil para o seu dia a dia.